Em comemoração aos 34 anos do Município, foi realizado no período de 30 de abril a 03 de maio de 2014, no Centro de Eventos Ramez Tebet o Festival da Canção 1° Canta Costa Rica.
O grande vencedor do Festival da Canção 1° Canta Costa Rica foi à dupla de Cassilândia, Júlio César & Cordeiro que levou para casa além do troféu de 1° Lugar e um cheque de R$ 1.500. “O festival foi bastante competitivo o que abrilhantou ainda mais as festividades em comemoração ao 34° ano de Costa Rica”, disse o prefeito Waldeli dos Santos Rosa que participou do evento acompanhado da sua equipe de governo.
O 2° lugar ficou com a cantora de Costa Rica, Maisa Prado que levou para casa um cheque de R$ 1.200. Assim também, os 3°, 4° e 5° lugares ficou com os pratas da casa, sendo eles: Jean Carlos (3° lugar) e as duplas Dener & Matheus (4° lugar) e Valdivino & Luiz Fernando (5° lugar).
Conforme a subsecretária Rosangela Marçal, o Festival da Canção - 1° Canta Costa Rica teve como objetivo resgatar a participação dos calouros, além de valorizar compositores. “Foram 40 inscrições entre candidatos do Município e das cidades vizinhas, entre elas Cassilândia, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, entre outras”, destacou.
O projeto foi uma realização da Associação Centro de Treinamento e Pesquisa da Capoeira "Zumbi dos Palmares" com apoio do Município de Costa Rica por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura com coordenação da Subsecretaria através dos investimentos destinados pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura através do FIC – Fundos de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul.
Violões
Durante o festival, o prefeito e a subsecretária também entregaram 20 violões disponibilizados pela Fundação de Cultura do Estado. “Os instrumentos musicais serão utilizados para incentivar a cultura musical de crianças, jovens e adultos do Município por meio do Programa Buscando Novos Sonhos”, enfatizou Waldeli.
A subsecretária enfatizou ainda que a entrega dos violões representa um grande impulso à música instrumental da cidade. “Com esses novos instrumentos estaremos fortalecendo agentes culturais que proporcionam formação, capacitação e inclusão social das crianças, jovens e adultos”, finalizou Rosângela Marçal.