A Secretaria Municipal de Saúde por meio dos ESFs – Estratégias de Saúde da Família – realizaram no período de 01 a 17 de abril mais uma Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra o Câncer celebrando em 08 de abril.
10 de abril foi o Dia D da campanha onde todas as equipes dos ESFs realizaram a coleta no período noturno, das 18h30 às 21h30, com o objetivo de atender principalmente aquelas mulheres que trabalham durante o dia.
Ao todo foram coletados 498 preventivos só no mês de abril. Segundo a secretária de Saúde, Adriana Tobal, este sucesso mais uma vez demonstra o trabalho e empenho de todos os funcionários das unidades de saúde. “Maravilhoso trabalho, fica evidente o empenho das equipes em divulgar a campanha, bem como em fazer a busca ativa destas mulheres”, parabeniza.
A secretária reforça ainda que esta é uma ação de rotina que acontece em todas as unidades de saúde. A coleta continua sendo realizada periodicamente nos ESFs, pois a intenção é facilitar o acesso das mulheres.
“A realização do exame preventivo possibilita descobrir a doença em estágio precoce ou detectar anormalidades que estejam associadas ao desenvolvimento do tumor, permitindo assim, um tratamento eficiente da doença”, lembra a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Daiane de Souza Pupin.
No final da campanha foi sorteado entre as pacientes que realizaram o exame um ‘Dia de Beleza’ oferecido pelo Salão Renovare com direito a hidratação, corte e escova, confira abaixo o nome das ganhadoras por unidade de saúde:
ESF Sonho Meu III – Janaina Gomes Souza
ESF Vila Nunes- Lucilene Belchior
ESF Central- Marla Maisa Planer Peres
ESF Vale do Amanhecer- Elismone Rodrigues Santos
ESF Rural- Celma Gonçalves
ESF São Francisco- Leilaine Dias Oliveira
CEM - Branda Heloisa C. Campos
A secretária de Saúde também faz um agradecimento especial e parabeniza a participação das mulheres que atenderam o chamado e demonstram dessa forma a preocupação de todas com a própria saúde. “O Município busca aumentar o índice de exames para sanar, cada vez mais, doenças no útero”, finalizou Adriana Tobal.