A Prefeitura de Costa Rica realiza nesta sexta-feira, 31 de julho de 2026, a partir das 19h, a 14ª edição da Feira no Bairro São Francisco e adjacências, que, pela primeira vez, contará com estandes da Casa do Trabalhador e da Sala do Empreendedor e parceiros como o RH do Mega Atacadista e Mega Mercado, além de agentes do Banco Sicoob. A iniciativa amplia a programação do evento e aproxima moradores, trabalhadores e empreendedores de serviços e orientações voltados à geração de emprego, renda e ao fortalecimento dos pequenos negócios. A feira será realizada no estacionamento do Terminal Rodoviário Coronel Domingos Augusto Coelho, entre a Avenida Vereador Kendi Nakai e a Rua Juscelino Manoel de Cruz.
Promovida pela Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), em parceria com a Associação Vitória de Horticultores, empreendedores locais e o setor gastronômico do município, a feira tem como uma de suas principais propostas valorizar a agricultura familiar, os produtores, os empreendedores e o comércio local. A participação da Casa do Trabalhador e da Sala do Empreendedor, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, reforça ainda a proposta de aproximar a população das oportunidades e dos serviços disponíveis no município.
No estande da Casa do Trabalhador, os visitantes poderão conhecer serviços relacionados à intermediação de mão de obra, habilitação ao seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, divulgação de vagas de emprego, qualificação profissional, orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, programa de concessão de microcrédito e ações de apoio à geração de emprego, trabalho e renda. Vinculada à Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, a unidade também oferece atendimento e orientações aos trabalhadores, contribuindo para aproximar quem busca oportunidades de quem oferece vagas.
A Sala do Empreendedor também estará presente no evento, oferecendo informações e orientações destinadas aos micro e pequenos empresários e às pessoas interessadas em iniciar ou desenvolver um negócio. A Sala é resultado da parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal, com a finalidade de melhorar e simplificar o ambiente de negócios. Entre os serviços que podem ser disponibilizados estão apoio nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, redução da burocracia, compras governamentais, educação empreendedora, orientações financeiras antes e após o crédito e capacitações em gestão empresarial.
A proposta é facilitar o acesso à abertura, alteração e baixa de empreendimentos urbanos e rurais, otimizando o tempo necessário para regularização. Além disso, o espaço funciona como um conector de parceiros estratégicos, reunindo esforços para melhorar o ambiente de negócios das pequenas empresas locais e contribuir para a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico.
A programação da 14ª Feira no Bairro São Francisco também contará com uma variedade de produtos frescos e alimentos produzidos na região, incluindo frutas, verduras, legumes, frango caipira e mel, além da participação de artesãos locais, que apresentarão peças exclusivas e produtos artesanais. A praça de alimentação completará a estrutura do evento, proporcionando aos visitantes opções gastronômicas e criando um ambiente de convivência e valorização dos produtos e serviços oferecidos por produtores e empreendedores de Costa Rica.
Além das oportunidades de compras, atendimento e orientação, a feira terá show musical ao vivo com a cantora Maisa Prado, sorteio de brindes e brinquedos para as crianças, garantindo entretenimento para toda a família. A expectativa da organização é reunir moradores do Bairro São Francisco e de regiões adjacentes em um ambiente acolhedor, fortalecendo os laços comunitários e contribuindo para o desenvolvimento da economia local.