O município de Costa Rica/MS, foi destaque na cerimônia do XIII Prêmio CETRAN de Educação e Segurança no Trânsito, realizada no dia 5 de dezembro de 2025 na Capital. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a Coordenadoria de Educação para o Trânsito conquistaram a nota máxima de cinco estrelas no Troféu Ranking CETRAN/MS, que reconhece boas práticas em segurança e educação viária entre os 79 municípios do estado. Nesta terça-feira (9), o prefeito Cleverson Alves recebeu em seu gabinete o trio que representou a cidade e fez questão de parabenizá-los pela conquista.
O presidente da Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e também secretário de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Paulo Cesar Gabaron Vargas representou o prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos ao receber o troféu e destacou: “Essa conquista reforça o compromisso de Costa Rica com um trânsito mais seguro e responsável. Dividimos este prêmio com cada parceiro e cidadão costarriquense que se empenha para beneficiar a todos”.
Essa premiação reflete o trabalho contínuo desenvolvido ao longo do ano pela equipe do Demutran, gerida por Paulo Vítor de Sousa Pereira e pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito de Costa Rica, liderada pelo professor Luiz Carlos dos Santos ao lado de parceiros do município como a Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Defesa Civil, Projeto Florestinha e outras entidades locais.
O gestor Paulo Vítor reafirmou o compromisso do município com a segurança viária, destacando que essa conquista é fruto da dedicação de toda a equipe. Segundo ele, o trabalho realizado tem transformado o trânsito em Costa Rica ao adotar uma perspectiva mais inclusiva e eficiente. "Esse prêmio demonstra que estamos no caminho certo rumo a um trânsito cada vez mais seguro e consciente", ressaltou.
O coordenador Luiz Carlos dos Santos destacou a relevância do esforço coletivo e agradeceu aos envolvidos na implementação de palestras, ações educativas e treinamentos que reforçaram a conscientização sobre o trânsito seguro. "Gostaria de agradecer e dividir esta conquista com os parceiros, que foram fundamentais: Prefeitura Municipal, além da Secretaria de Educação (SEMED), Redes Municipais, Estaduais e Particulares de Educação, Demutran, Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Defesa Civil, Projeto Florestinha, empresa Atvos e Sociedade Civil”.
O Troféu Ranking CETRAN/MS é um reconhecimento estadual aos gestores que promovem políticas públicas eficientes, com enfoque na prevenção de acidentes e na valorização da vida. Em 2025, Costa Rica se consolidou como exemplo de gestão integrada e mobilização comunitária em prol da segurança no trânsito, alinhando-se aos objetivos globais de redução de mortes e ferimentos em vias públicas.
Durante o evento, com presença de autoridades como a presidente do CETRAN/MS, Regina Duarte, e representantes de diversas instituições, foram celebrados os resultados das capacitações realizadas ao longo do ano. Essas formações qualificaram centenas de servidores e educadores para atuar de maneira estratégica na construção de um trânsito mais humano e responsável.
Também estiveram presentes na cerimônia do XIII Prêmio CETRAN de Educação e Segurança no Trânsito: o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) que representou Eduardo Riedel (Governador); o diretor-presidente Rudel Trindade Júnior e o diretor-executivo João César Mattogrosso, do Detran-MS; além de Andrea Moringo, diretora de Educação para o Trânsito, e Maria Moura Borba, diretora de Engenharia.
Regina Duarte também salientou o impacto positivo das políticas implementadas por Costa Rica e outros municípios premiados. Conforme apontado pela presidente, tais iniciativas têm contribuído para a expressiva redução de mortes e lesões causadas por acidentes no estado, trazendo Mato Grosso do Sul para uma posição de destaque nacional na área.
A premiação reafirmou a relevância da parceria entre os diferentes órgãos envolvidos na segurança viária. A colaboração entre CETRAN/MS, Detran-MS e municípios reforça o compromisso com a construção de uma mobilidade segura, tornando o estado um exemplo a ser seguido em todo o Brasil.