O prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa, participou na tarde de segunda-feira (24), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande - MS, da solenidade de entrega de mais 72 novas viaturas para a PMMS - Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Ao lado do governador do Estado, André Puccinelli, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, da presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Maria Duarte e do diretor-presidente do DETRAN/MS - Departamento Estadual de Trânsito, Carlos Henrique Santos Pereira, Waldeli recebeu as chaves das viaturas, sendo duas motocicletas e dois carros que serão encaminhados ao 13° BPM – Batalhão de Polícia Militar de Costa Rica.
O prefeito de Costa Rica agradeceu ao governador André Puccinelli por mais essa conquista e enfatizou que o investimento na compra das viaturas irá garantir mais policiamento e segurança para o trânsito de Costa Rica.
No total, os investimentos ultrapassam R$ 2,3 milhões para a compra de 34 carros, dois caminhões-guincho e 36 motocicletas. Das 72 novas viaturas entregues à PMMS, 31 municípios foram contemplados por meio de convênio assinado entre o Governo do Estado, a Polícia Militar, SEJUSP - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - por meio do Conselho Estadual de Trânsito.
Para Waldeli o convênio com o Governo Estadual coloca gente competente para fiscalizar o trânsito que é da PM e o retorno do trabalho desses policiais volta em benefícios para o Município.
“Nada mais justo que devolver ao Município o fruto do trabalho dos policiais de trânsito”, destacou Waldeli ao lembrar que os recursos são adquiridos através dos valores arrecadados com as multas revertidas aos próprios municípios que aplicam as penalidades aos infratores de trânsito.
Do total de multas aplicadas em cada município, 10% vão para o DETRAN, 30% para a SEJUSP e 60% retornam para as cidades onde as multas foram aplicadas.
O prefeito de Costa Rica finalizou destacando a necessidade de estimular a educação no trânsito todos os dias, mas há uma nova consciência da população com relação ao uso do cinto de segurança, a velocidade, entre outros aspectos.
“Estamos evoluindo, sendo que o problema maior é o número de veículos assustadoramente no País e tudo que se faz é insuficiente à necessidade da população. Porém, com as parcerias continuando, estando o trânsito mais aparelhado com a chegada de mais viaturas vamos atender melhor a população”.