Na manhã desta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, Costa Rica/MS celebrou um momento histórico com a entrega de mais 33 Unidades Habitacionais do Programa Crédito Associativo – FGTS, no Residencial Flor do Cerrado – Módulo I. A cerimônia, que contou com a presença de autoridades e famílias beneficiadas, reforçou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal, a Caixa Econômica Federal e a comunidade local.
A entrega é fruto de um esforço conjunto que envolve a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEILOG), a Agência de Habitação Popular do Estado de MS (AGEHAB), a Comunidade Organizada em Defesa de Moradia (CRF) e a Prefeitura de Costa Rica, através do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O acompanhamento e fiscalização foram realizados com seriedade e transparência pelo Departamento de Engenharia do Município, vinculado à Secretaria de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, contou com o apoio da Câmara de Vereadores e o SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Ao todo, 75 famílias foram beneficiadas em duas etapas, com 33 delas recebendo hoje as chaves de suas novas moradias.
As unidades habitacionais têm 48,13m² e são compostas por 2 quartos, sala para 2 ambientes, cozinha e área de serviço, oferecendo dignidade e conforto a seus moradores. O investimento total na iniciativa dessa etapa foi de R$ 4.187.700,00, evidenciando o compromisso da administração municipal em promover melhorias na qualidade de vida da população.
A cerimônia começou com a execução dos hinos nacional e municipal, seguida de uma benção ministrada pelo padre Arlei Gomes da Costa, e de uma oração ecumênica pelo pastor José Catarino de Castro, onde destacaram que o lar próprio acolhe as famílias e é visto como um castelo.
É importante que as pessoas reconheçam esse espaço como um lugar seguro, onde as famílias podem estar protegidas enquanto seus membros trabalham para sustentar o lar.
O secretário de Assistência Social, Antônio Divino Félix Rodrigues, agradeceu a todos os envolvidos e ressaltou a importância da moradia digna. A futura moradora Marieli Moraes Prado também teve a oportunidade de se dirigir ao público, representando todas as famílias contempladas. “Receber as chaves da minha casa própria é mais que a realização de um sonho, é garantir o futuro feliz de meus filhos em um lar que é meu”, disse.
O momento culminou com a entrega simbólica das chaves das casas, que representa a realização do sonho da casa própria para as 33 famílias. O prefeito Cleverson Alves dos Santos e outras autoridades, incluindo representantes da CRF, Caixa Econômica Federal e da Agehab, reforçaram a importância deste projeto habitacional para a comunidade.
Waldo Pereira de Souza, presidente da CRF: "Essa entrega é a prova de que, juntos, podemos transformar sonhos em realidade e garantir moradia digna para as famílias."
Artur Delgado Baird, presidente da Câmara de Vereadores: "A entrega de casas é um passo fundamental para o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade. Cada chave entregue simboliza o esforço coletivo e o compromisso do poder público com o bem-estar da população. Uma casa de laje bem acabada, muito bem feita. É uma alegria muito grande, para a família receber um imóvel desse. Espero que Deus abençoe grandemente essa nova fase da vida de vocês."
Thiago Matos, superintendente da Caixa Econômica Federal: "Estamos aqui para apoiar iniciativas que transformam vidas e promovem a dignidade das famílias. Esse esforço conjunto demonstra que, quando trabalhamos em parceria, conseguimos construir não apenas casas, mas lares, histórias e futuros mais dignos para todas as famílias. Parabenizo cada um dos 33 beneficiários que recebem as chaves de sua nova moradia e que este seja o início de uma nova etapa repleta de conquistas, segurança e felicidade. Citou uma frase de Fernando Pessoa, em um de seus poemas, que diz: nós somos anjos de uma só asa que para voarmos precisamos estar abraçados uns aos outros."
Ronivaldo Garcia Cota, vice-prefeito de Costa Rica: "A realização do sonho da casa própria é uma conquista coletiva, fruto de parcerias eficazes."
O diretor-executivo, Ubiratan Rebouças Chaves da Agehab: "Esse é um momento de celebração, pois estamos garantindo moradia digna para as famílias de Mato Grosso do Sul. Aqui temos recursos estaduais, federais, municipais e das famílias beneficiadas. Esta união é o que tornou viável a construção destas 33 casas, com toda infraestrutura e qualidade.”
Delegado Cleverson Alves dos Santos, prefeito municipal de Costa Rica: "Hoje, mais do que nunca, reafirmamos nosso compromisso com a habitação e o bem-estar da população. Com objetivo de levar dignidade às famílias e promover inclusão. A entrega dessas 33 casas só foi possível por uma somatória de esforços. Para os contemplados, que Deus abençoe a vida de vocês, que o novo lar seja mais que um espaço físico, um refúgio onde possa abrigar a família com dignidade."
Com a entrega de hoje, Costa Rica avança na construção de um futuro mais digno e seguro para seus cidadãos, provando que, com parcerias eficazes, é possível transformar vidas e promover a inclusão social.
Previsão de Novas Moradias
Na cerimônia de entrega das 33 unidades habitacionais, as autoridades anunciaram que, além das moradias entregues, mais 250 unidades estão sendo cadastradas e previstas para beneficiar as famílias costarriquenses nos próximos meses. Esse avanço é fruto da colaboração entre os Governos Federal, Estadual e Municipal.