Nesta sexta-feira, 10 de outubro de 2025, às 13h, o Centro de Convivência do Idoso (CONVIVER), no bairro Sonho Meu II, recebe reunião socioeducativa, Especial Dia das Crianças, destinada à todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Costa Rica, em parceria da Secretaria de Assistência Social com secretarias de Educação e de Saúde, com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A participação é obrigatória para garantir o cumprimento das condicionalidades do programa do Governo Federal.
O secretário-adjunto de Assistência Social, Limiro Paulino Neto, convoca todos os beneficiários cadastrados em Costa Rica e tem um pedido especial, que levem suas crianças pois haverá brindes e sorteios para marcar o Dia da Criança que é celebrado em 12 de outubro. Essas reuniões são essenciais para discutir temas relevantes que impactam diretamente a vida das famílias beneficiárias.
O Programa Bolsa Família tem como objetivo fornecer uma renda básica a famílias em situação de vulnerabilidade social, integrando políticas públicas que garantem o acesso a direitos fundamentais como saúde e educação. As reuniões socioeducativas são uma ferramenta crucial para fortalecer a convivência familiar e comunitária entre os beneficiários.
O sucesso do programa depende da colaboração entre diferentes entidades governamentais e da eficácia dos gestores nas políticas públicas. As condicionalidades incluem cuidados com a saúde, como vacinação em dia para crianças e pré-natal para gestantes, além da obrigatoriedade de frequência escolar mínima para crianças e adolescentes.
Com 2.556 beneficiários cadastrados até setembro em Costa Rica, com 6.739 pessoas beneficiadas e totalizando um investimento de R$ 1,7 milhão, o Programa Bolsa Família se destaca ao unir ações complementares que promovem acesso qualificado às políticas sociais. Essa reunião no Conviver é uma oportunidade vital para reforçar o compromisso das famílias com as diretrizes do programa e promover um futuro mais digno e igualitário para todos.
Fonte: ASSECOM PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista