O prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa, e a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, anunciaram na manhã desta segunda-feira, 10 de março de 2014, o nome da médica pediatra vencedora do Processo Licitatório N° 426/2014 - Pregão Presencial N°. 23/2014, que ocorreu às 15 horas, da última quinta-feira (06), na Sala de Licitação.
Trata-se da médica pediatra Silvia Christina Pereira Marinho. A doutora já atendeu em Costa Rica na gestão do prefeito Waldeli e fez questão de voltar a morar na cidade, após saber do seu retorno frente à administração municipal. A previsão é que a pediatra contratada pelo Município estará se apresentando em Costa Rica até o final do mês de março.
“A doutora Silvia Christina estava atendendo o Município de Sidrolândia, mas devido ela já ter morado aqui em Costa Rica não hesitou em vir participar da nossa licitação e assim voltar a atender as nossas crianças”, enfatizou Waldeli que reforçou “comemoramos por conseguir sensibilizar a médica a vir morar em nossa cidade, porém, infelizmente mais uma cidade do nosso Estado sofrerá com a falta de médico pediatra”.
Para a pediatra vencedora da licitação, “a iniciativa do prefeito Waldeli em abrir um processo licitatório deu transparência e lisura na contratação deste profissional. Isso mostrou a preocupação do chefe do Executivo Municipal com a demanda infantil que há quase dois meses aguarda para atendimento especializado” comemorou a ganhadora da licitação, doutora Silvia Christina que já atuou em nosso Município.
A secretária de Saúde reforça que a doutora Silvia Christina é uma profissional muito competente e capacitada, além de muito atenciosa, assim como a doutora Ana Flávia que está de licença para tratamento de saúde desde o último dia 15 de janeiro de 2014.
Segundo o prefeito, após o encerramento do processo licitatório, mais um profissional pediatra entrou em contato com o Município mostrando interesse em vir atender a comunidade costarriquense. “A nossa população vem crescendo diuturnamente, por isso, já estou estudando junto com a secretária Adriana Tobal a possível contratação de mais um pediatra”.
Waldeli destaca ainda que “a nossa gestão vem cumprindo com os compromissos assumidos, hoje temos 22 médicos em nosso Município o que nos orgulha muito em poder resolver uma grande parte das especialidades”.
Adriana Tobal reforça mais uma vez que a falta de pediatra é um problema não só municipal mais sim estadual e porque não nacional como podemos ver frequentemente nas notícias divulgadas na mídia nacional.
A secretária de Saúde de Costa Rica lembra que conforme dados apresentados pelo próprio CRM – Conselho Municipal de Medicina, o Estado de Mato Grosso do Sul tem cerca de 400 especialistas nesta área. Pelo menos 300 atendem em Campo Grande. É um médico para cada 2.700 moradores da capital sul-mato-grossense. No interior, cada profissional é responsável por um grupo de 17.500 habitantes, em média.