A Secretaria de Saúde de Costa Rica - MS, por meio da sua secretária Municipal Adriana Tobal, em decorrência de um comentário publicado na rede social Facebbok pela paciente Silma Cruciol, esposa do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jesse Cruciol, e reproduzido por um site de ‘notícias’ com teor sensacionalista e oposicionista, a despeito da ‘falta de médico cardiologista’ e sobre o ‘pediatra ter ficado só na promessa’, vem a público, apresentar à sociedade costarriquense, os seguintes esclarecimentos:
No último dia 1° de março 2014, a paciente Silma Cruciol postou um depoimento que não foi atendida pelo cardiologista na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – subestimando assim a capacidade do médico plantonista, onde o mesmo só aciona os especialistas quando houver necessidade.
Esclarecemos ainda que a senhora Silma Cruciol, por ter convênio queria ter um atendimento diferenciado entre os outros pacientes que ali estavam aguardando atendimento, no entanto, esse tipo de privilégio não é permitido pela diretoria da FHCR e muito menos pela Secretaria Municipal de Saúde.
É certo, que as publicações veiculadas dão conta de que existe um grave erro nas informações que seus mentores, através da rede social, bem como do site de ‘notícias’, buscam passar ao público. Para conhecimento da população costarriquense a FHCR e a Rede Pública de Saúde contratou dois médicos cardiologistas no primeiro mês dessa Administração, sendo que até dezembro de 2012, não havia esse profissional morando no Município, havia sim, um profissional que atendia na cidade esporadicamente.
A FHCR é uma unidade de saúde que trabalha o atendimento de Urgência e Emergência, assim, é lamentável que pessoas ‘esclarecidas’ tentem denegrir a Administração Municipal, publicando inverdades, tudo em busca de um sensacionalismo barato.
Diante do exposto, também esclarecemos que o esposo da senhora Silma Cruciol é membro titular do Conselho Municipal de Saúde, participa de todas as reuniões e colabora na construção da política de saúde do Município. Infelizmente a nota dada pela mesma será uma avaliação do seu próprio esposo.
Cabe explanar ainda que conforme notícias veiculadas em toda a mídia Estadual, a Administração Municipal através do prefeito Waldeli dos Santos Rosa e da secretária de Saúde Adriana Tobal, está há pelo menos dois meses em busca de um médico pediatra, e que, devido à dificuldade de encontrar esse profissional, foi aberto um Processo Licitatório N° 426/2014 que está correndo nos tramites legais, ou seja, a abertura da sessão de processamento do Pregão Presencial N°. 23/2014, acontece no próximo dia 06 de março de 2014 (quinta-feira), às 15 horas, na Sala de Licitação instalada no prédio da Prefeitura de Costa Rica, localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho – N°. 228, Centro.
Fica assim esclarecido que a contratação do médico pediatra não ficou ‘só na promessa’ conforme a publicação sensacionalista do site de ‘notícias’ que usou do veículo de comunicação para tentar mais uma vez denegrir a imagem do prefeito e da secretária de saúde.
A transparência e a legalidade são valores que interessam a todos, que fazem a Administração Municipal. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde repudia de forma veemente qualquer tentativa de macular a imagem daqueles que integram a administração pública municipal de Costa Rica, bem como, dos os funcionários da FHCR e os profissionais médicos.
Feitos os esclarecimentos acima delineados, resta à população confiar nos propósitos de nossa administração.
Secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal