14 MAR 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Com capacitações, feirantes em Costa Rica visam mais crescimento nos negócios
Fotos: Divulgação Sebrae/MS
As ações são promovidas pelo Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, com parceria da Prefeitura Municipal
Entre legumes, verduras, salgados, comidas típicas e outros produtos, os empreendedores da Feira Central de Costa Rica estão participando de diferentes capacitações promovidas por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal. O objetivo é ampliar os negócios e consolidar o espaço de compra como um grande atrativo no município de mais de 26 mil habitantes.

Atualmente, 20 empreendedores fazem parte da Associação de Feirantes de Costa Rica (AFECRE) e, desde novembro do ano passado, participam de qualificação para a melhoria dos negócios. O conhecimento é levado para o grupo por meio do projeto “Hoje é dia de Feira” que trabalha diferentes estratégias tanto para diversificar as ofertas de produtos, como especializar a atuação dos empreendedores. Assim, com essa profissionalização e incentivo ao trabalho em conjunto, mais ações são realizadas para atrair novos clientes.

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS Juliana Barros, o intuito é aproximar a comunidade da feira, promover maior geração de renda para os empreendedores e, dessa forma, alavancar o desenvolvimento. “Capacitar os feirantes não só os beneficia, como fortalece a economia local. Feiras bem-sucedidas podem atrair mais visitantes, promover o turismo no município e criar um senso de comunidade entre os residentes”, explica. Entre os trabalhos feitos estão: capacitações sobre precificação, consultoria gastronômica, atendimento e vendas, além de oficinas sobre comunicação assertiva. Já em uma nova etapa, envolverá ações de marketing, e a realização de eventos para promover os negócios locais.

O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, reforça a importância da Feira Central para os comerciantes locais e pequenos produtores. “Esse trabalho que vem sendo desenvolvido favorece a agricultura familiar, ajuda a alavancar ainda mais a feira, beneficia na manutenção de empregos, e a contratação de outras pessoas. Queremos que os negócios estejam movimentados para aumentar a renda e isso vai trazer mais qualidade de vida”, destaca.

Feirante há 30 anos, Antônio Correa Nogueira, proprietário do “Salgados Tia Ge”, comenta que conseguiu deixar seu negócio mais dinâmico com as capacitações que vem realizando desde o ano passado. “Eu vendo pastel, coxinha, pizza, torta e estamos vendo o movimento aumentar gradualmente. Comigo trabalham mais 10 pessoas”, detalha. Já Maria das Dores é proprietária do Empório do Sítio, na Feira Central. As hortaliças cultivadas por ela, têm parte da produção destinada para os clientes do espaço. “Eu trabalho na feira com meu esposo há mais de dois anos, e hoje já estamos vendendo verduras e legumes, tudo produzido no nosso sítio. Essa contribuição que estamos tendo do Sebrae está nos ajudando muito a entender como fazer melhores negócios”, comemora.

Festival gastronômico e música

Para aumentar as atratividades na Feira Central de Costa Rica, nos dias 15 e 16 de março, acontece o Festival Gastronômico dentro do 3º Festival de Música “Encanta Costa Rica - MS”. Ao passar por uma consultoria com o chef de cozinha, os feirantes puderam aprender a elaborar pratos tradicionais, que levaram nomes dos pontos turísticos do município.

Entre as variedades está o Cachoeira das Araras, prato feito com arroz com sassami ao molho de pequi; também há o Salto Majestoso, um prato de arroz carreteiro. “Estamos difundindo o que temos de pontos turísticos em Costa Rica e ajudando a criar mais identificação local. Esse trabalho com o Sebrae está somando muitas coisas. Estamos criando boas expectativas”, aponta o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins.

Além de Costa Rica, o projeto “Hoje é dia de Feira”, inserido dentro do programa Cidade Empreendedora, apoia mais de 390 empreendedores em 26 municípios do estado. São contempladas pela iniciativa as seguintes cidades: Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.

Autor: Assessoria de Comunicação