06 FEV 2024
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura de Costa Rica abre cadastro para patrulha mecanizada do Programa AgroRica
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), anunciou a abertura do cadastro para a patrulha mecanizada do Programa AgroRica, voltado para agricultores familiares. O prazo para realizar o cadastro é até o dia 30 de junho de 2024, visando o plano safra 2024/2025.

A iniciativa tem como objetivo oferecer serviços de grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar, como gradagem, distribuição de calcário, nivelamento, rotoencanteirador, distribuição de sementes, plantio de milho, silagem e frete de calcário.

Para realizar o cadastro, é necessário ter em mãos a matrícula da propriedade ou contrato de arrendamento. Além disso, o produtor deve possuir até 4 módulos fiscais, correspondendo a uma área de 01 a 280 hectares, no município.

O cadastro deve ser realizado presencialmente na SEMAD, localizada na Rua Josina Garcia de Melo, 239, no Centro. É importante que os agricultores familiares aproveitem essa oportunidade e façam a sua inscrição dentro do prazo estabelecido.

Essa ação da Prefeitura de Costa Rica tem como objetivo promover o desenvolvimento da agricultura familiar, oferecendo suporte e auxílio aos produtores, proporcionando condições para que melhorem a produtividade de suas terras.

A patrulha mecanizada do Programa AgroRica é uma iniciativa que visa facilitar e agilizar o acesso dos agricultores familiares a maquinários e serviços essenciais para o manejo adequado de suas propriedades. Através desses serviços, os produtores poderão melhorar a qualidade de suas plantações, aumentar a eficiência das atividades agrícolas e, consequentemente, garantir melhores resultados econômicos.

Com a distribuição de calcário e nivelamento, por exemplo, os agricultores terão condições de melhorar a fertilidade do solo e nivelar a terra para o plantio, o que proporcionará uma maior produção e qualidade dos alimentos cultivados.

Além disso, a distribuição de sementes, o plantio de milho e a produção de silagem são serviços fundamentais para garantir a alimentação do gado, oferecendo uma nutrição adequada para os animais e contribuindo para a produção de leite e carne de qualidade.

O frete de calcário também é um serviço importante disponibilizado pela patrulha mecanizada, pois auxilia os agricultores no transporte desse insumo essencial para a correção da acidez do solo, favorecendo o desenvolvimento das culturas.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Costa Rica demonstra seu compromisso em fortalecer a agricultura familiar, reconhecendo a importância desse setor para a economia local e para a segurança alimentar da população.

Portanto, todos os agricultores familiares que se enquadram nos requisitos estabelecidos pelo Programa AgroRica devem aproveitar essa oportunidade e realizar o cadastro na SEMAD. Através dessa iniciativa, será possível obter apoio e suporte para desenvolver suas atividades agrícolas, contribuindo para um campo mais produtivo e sustentável.