11 JAN 2024
Infra S.A. realiza estudos no Aeródromo de Costa Rica para viabilizar o setor aéreo
Nesta quarta-feira, 10 de janeiro, o prefeito em exercício Roni Cota, juntamente com secretários municipais, assessores do Governo Municipal e presidente da ACIACRI, Luiz Antonio Bocalan, recebeu a equipe da Superintendência de Projetos Especiais e Aeroportuários da Infra S.A. no Paço Municipal. A empresa estatal, vinculada ao Ministério dos Transportes e em parceria com o Governo do estado de Mato Grosso do Sul, está realizando estudos de pré-viabilidade para 20 aeródromos regionais, incluindo o aeródromo de Costa Rica.

A visita técnica da equipe da Infra S.A. teve como objetivo a caracterização do aeródromo José Antônio de Moraes e a coleta de subsídios para o desenvolvimento dos estudos. Durante o trabalho, serão avaliados diversos aspectos, como a infraestrutura existente, a demanda estimada, os investimentos necessários, a análise custo-benefício dos empreendimentos e as vantagens socioeconômicas do aeroporto em estudo.

De acordo com a Coordenadora de Projetos Especiais da Infra S/A, Elaine Radel, a empresa foi contratada pelo governo do estado para realizar estudos preliminares em 20 aeródromos municipais e elaborar planos diretores. A equipe está dividida em quatro grupos, cada um responsável por analisar um conjunto de aeródromos diferentes. Durante as visitas, são coletadas informações detalhadas, incluindo fotos, conversas com prefeituras e associações comerciais.

O objetivo desses estudos é analisar a realidade, as características e o potencial de cada aeródromo, a fim de realizar projeções e estudos detalhados. Os relatórios serão entregues ao governo do estado. A intenção da Infra S.A. é identificar quais aeródromos têm potencial para concessão, parceria público-privada ou operação pelo poder público.

Além disso, a empresa também considera a possibilidade de financiamento e investimentos para melhorar a infraestrutura dos aeródromos. O diagnóstico está sendo realizado em 20 aeródromos, porém ainda não há um número certo de quantos serão transformados em projetos efetivos. A Infra S/A também irá elaborar planos diretores para alguns aeródromos, que serão entregues ao Governo do Estado.

O projeto completo terá duração de um ano, sendo os primeiros seis meses dedicados ao diagnóstico e os outros seis meses à elaboração dos planos diretores.

Com a entrega dos estudos preliminares, o Governo do Estado poderá tomar medidas baseadas nas informações fornecidas pela Infra S.A. O objetivo é impulsionar o setor aéreo em Mato Grosso do Sul, promovendo o desenvolvimento econômico e a melhoria da infraestrutura dos aeródromos regionais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024