18 DEZ 2023
TURISMO
Costa Rica promove seus atrativos turísticos na maior feira de turismo rural do Brasil, a Ruraltur
Fotos: Divulgação SEMTMA
A cidade de Costa Rica participou da 19ª edição da Ruraltur, a maior feira de turismo rural do Brasil, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de dezembro em Campo Grande/MS. O evento, uma iniciativa do Sebrae/MS com o apoio do Governo do Estado, teve como objetivo promover o desenvolvimento do turismo rural, apresentando novos produtos e serviços, casos de sucesso, empresas de referência e experiências inspiradoras de todo o país.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos enaltece o município na Ruraltur. "A participação de Costa Rica foi uma excelente oportunidade para promover nossos atrativos turísticos e mostrar que somos um destino de referência para o turismo rural. Serviu para fortalecer nossa economia e criar novas oportunidades de negócio. Agradecemos ao Sebrae e ao Governo do Estado pelo apoio nessa importante iniciativa." -

Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, a Ruraltur atraiu visitantes de diversas partes do Brasil interessados em conhecer as potencialidades turísticas do estado. Costa Rica, município localizado na região Norte, teve a oportunidade de apresentar seus atrativos turísticos aos visitantes. A presença dos empresários da Ecopousada Ravenala, Camping Cerrado Extremo e do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, representados pelo Imasul, também foi destacada no evento. Além disso, o município estava inserido no stand da Rota Cerrado Pantanal.

O secretário de Turismo, João Carlos Candido Rocha comentou sobre a Ruraltur. "Tivemos a oportunidade de mostrar nossos atrativos turísticos aos visitantes. Essa experiência contribuirá para promover ainda mais a região como um destino para o turismo rural no futuro."

Com uma estrutura de cinco mil metros quadrados dividida em várias temáticas, a feira contou com mais de 200 expositores de diferentes segmentos, como fazendas que oferecem vivências na natureza, cidades reconhecidas pelas atividades de ecoturismo, representantes de rotas de turismo eno-gastronômico, lodges, pousadas e produtores regionais de artesanato e alimentos. A proposta da Ruraltur era mostrar um turismo rural autêntico, compartilhando informações e contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos e experiências.

Além da exposição de produtos e serviços de turismo rural, o evento também proporcionou a realização de rodadas de negócios e palestras com o objetivo de conectar os atrativos regionais aos grandes players do mercado, possibilitando a troca de experiências. Nomes conhecidos, como o poeta Bráulio Bessa e o chef de cozinha Olivier Anquier, marcaram presença nas palestras, que debateram cases de sucesso no turismo rural.

Conforme a turismóloga, Jaqueline de Castro Vargas, a participação de Costa Rica na Ruraltur além de uma iniciativa na promoção do destino, visa a diversificação da oferta turística e o segmento sendo que o turismo rural tem grande potencial de desenvolvimento no município. A presença de empresários locais e a exposição de produtos e serviços relacionados ao bioma Pantanal contribuíram para fortalecer a economia local e abrir novas possibilidades de negócios no setor. A feira proporcionou a troca de experiências e a conexão com grandes players do mercado, possibilitando o desenvolvimento de novos produtos e experiências no turismo rural.

O Sebrae além de parceiro de Costa Rica, foi a instituição que atuou para levar conhecimento e proporcionar a abertura de mercados aos empreendedores locais. A feira contou com a presença de empreendedores de diversos estados brasileiros, como Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Visando a promoção de novos mercados e parcerias, a Ruraltur também contou com uma sessão de negócios voltada para aproximar pequenas empresas a grandes empreendimentos.

A participação de Costa Rica na Ruraltur foi uma oportunidade de mostrar os atrativos turísticos do município e promover a região como destino para o turismo rural. A presença de empresários locais e a exposição de produtos e serviços ligados ao bioma Pantanal contribuíram para fortalecer a economia local e abrir novas possibilidades de negócios no setor.