11 DEZ 2023
TURISMO
Novas instalações e exposição fotográfica trazem mais conforto e conscientização aos visitantes do Parque Nacional das Emas
Fotos: Divulgação PMCC
No último dia 6 de dezembro, autoridades políticas e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inauguraram um projeto de revitalização no Parque Nacional das Emas, localizado nos municípios de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, Chapadão do Céu e Mineiros em Goiás. O projeto incluiu a reforma da recepção, a construção de um restaurante e a entrega de novos banheiros na área de camping do parque, visando oferecer mais conforto aos visitantes.

Além das melhorias na infraestrutura, outra novidade é a exposição fotográfica permanente intitulada "Visões do Invisível", do renomado fotógrafo e artista plástico Christian Spencer. A mostra reúne 14 painéis fotográficos luminosos com imagens registradas ao longo de quatro anos de observação e documentação fotográfica. As fotos retratam paisagens naturais típicas do Cerrado e cenas raras de espécies silvestres.

Christian Spencer revela que sua missão é despertar a visão de encantamento artístico nos outros como forma de conscientização. As imagens expostas surpreendem pelo apelo visual dos registros, como onças e lobos em busca de alimento durante a noite, araras em voo e grupos de tucanos perfilados nos galhos das árvores cerratenses.

A inauguração das novas instalações contou com a presença de diversas autoridades e parceiros do parque. O chefe do Parque Nacional das Emas, Marcos Cunha, agradeceu à equipe e aos parceiros pelo trabalho contínuo de preservação da área. Ele destacou a importância de cada pessoa que contribuiu no passado para a existência do parque e ressaltou a necessidade de preservação da biodiversidade do Cerrado.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância de cuidar do Parque Nacional das Emas, enfatizando seu potencial turístico e seu valor como patrimônio da humanidade para as cidades próximas. Ele expressou seu compromisso em estreitar a relação com o parque e afirmou que todos podem contar com ele. Além disso, destacou a obrigação de todos em cuidar do parque e da natureza, considerando as disputas climáticas atuais. Por fim, agradeceu aqueles que têm uma atitude de proteção e mostrou satisfação com as melhorias e a exposição fotográfica que estão sendo realizadas no parque.

Também estiveram presentes na ação o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, e o chefe da unidade, Marcos Cunha. Além deles, participaram representantes do poder público e das comunidades dos três municípios da área de influência direta do parque: Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, Chapadão do Céu e Mineiros em Goiás. Dentre os presentes, estavam o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha; a turismóloga, Jaqueline de Castro Vargas; o gestor ambiental Marcos Istets Piergentile Júnior; o secretário de Obras de Chapadão do Céu, Alberi Pinheiro; vereadores; e a secretária de Cultura de Mineiros, Marta Brandão.

Criado em 1961, o Parque Nacional das Emas abrange uma área de 132 mil hectares nos municípios de Chapadão do Céu e Mineiros em Goiás, e Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. A unidade de conservação é considerada a principal área de vegetação nativa preservada na região da tríplice divisa dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

Além de abrigar a maior espécie de ave do Brasil, que inspirou o nome do parque, o local conta com uma grande diversidade de fauna, como o lobo-guará, o cachorro-do-mato, a anta e o tatu-canastra. No aspecto hidrográfico, o parque contribui para a preservação dos rios Formoso e Jacuba, funcionando como corredor ecológico entre as bacias dos rios Paraná, Araguaia (Amazônia) e Taquari (Pantanal).

A flora nativa do Parque Nacional das Emas contrasta com a presença de grandes cupinzeiros. Durante os meses de outubro e novembro, os visitantes têm a oportunidade de presenciar o fenômeno natural da bioluminescência, causado pelos ovos de vagalumes depositados nos buracos dos cupinzeiros. Esse fenômeno é único na área protegida do parque.

Entre as atrações ecoturísticas oferecidas pelo parque, destacam-se as trilhas para caminhada e ciclismo, passeios de bote, boia e carro-safari. Essas atividades exigem o apoio de guias e empresas credenciadas.

Para chegar ao Parque Nacional das Emas, é possível utilizar o acesso terrestre por meio de carro ou ônibus. Partindo de Costa Rica/MS, vai pela MS-306 até alcançar a BR-158 sentido a tríplice divisa. Saindo de Goiânia, o percurso é feito pela BR 060. Já para quem sai de Mineiros, o caminho é pela BR-364 até Jataí, seguindo depois pela GO-341. A distância de outras cidades importantes também é mencionada, como Goiânia (460 km), Brasília (740 km) e Campo Grande (339 km).

O Parque Nacional das Emas abriga diversas espécies ameaçadas de extinção, como o Galito, Gato-do-mato, Cervo-do-pantanal, Lobo-guará, Tico-tico-do-mato, Bacurau-de-rabo-branco, Gato-maracajá, Gato-palheiro, Pato Mergulhão, Tamanduá-bandeira, Codorna-buraqueira, Onça-pintada, Tatu-canastra, Inhambu-carapé e Águia-cinzenta.

Com as melhorias na infraestrutura e a exposição fotográfica, o Parque Nacional das Emas busca promover uma experiência ainda mais enriquecedora e conscientizadora para os visitantes, destacando a importância da preservação do Cerrado e de suas espécies ameaçadas.