24 NOV 2023
EDUCAÇÃO
"Consciência na arte, expressão e beleza" movimenta a Escola Cívico-Militar em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Na última quarta-feira, 22 de novembro, a Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais, em Costa Rica/MS, realizou um evento especial em comemoração ao mês da Consciência Negra. Intitulado "Consciência na arte, expressão e beleza", o movimento teve como objetivo promover a igualdade racial e conscientizar sobre a importância da consciência negra.

Idealizado pelas professoras Gesliane Sara Vieira Chaves (Geografia) e Angélica de Souza Vargas (Matemática), e organizado pela coordenadora Tânia Correa, o evento contou com a participação de diversos professores colaboradores, como Patryck Barbosa, Virgínia Oliveira, Adão Caetano e Rafael Tavares.

A programação do evento foi repleta de apresentações culturais que ressaltaram a beleza e a expressão da cultura afro-brasileira. A primeira apresentação ficou a cargo da jurada Augusta, que declamou o poema "Navio Negreiro", de Castro Alves. Em seguida, houve uma roda de Capoeira com o grupo Liberdade, comandada pelo professor Samambaia. As alunas do 8º C e 9º Ú apresentaram um samba de roda intitulado "Beira Rio", de Dona Dalva. Já os alunos do 7º A recitaram o poema "Me gritaram Negra", de Victoria Santa Cruz.

Além disso, os estudantes das turmas de 6º ano (A e C) apresentaram uma performance de Street Dance. Para representar a música contemporânea, o aluno Pablo do 8º C interpretou a letra da música "Negro Drama", do grupo Racionais.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi o concurso Beleza Negra, no qual 36 estudantes desfilaram em um tapete vermelho para serem julgados nos quesitos simpatia, charme, elegância e desenvoltura na passarela. Os vencedores foram Maryna Julia (6° A), Tallia Camila (6° B), Rodnei Oliveira (7° B), Luiz Davi (7° B), Amanda Suziele (8º C), Maria Luiza (8º C), Tharles Ruan (9º Ú) e Gabriel Morila (9º Ú). Além das medalhas e mimos, também foram eleitos a Miss e Mister Beleza Negra em duas categorias.

O concurso contou com uma mesa de jurados composta por profissionais de diferentes áreas, como pedagogia, bombeiros, influenciadores digitais, lojistas, secretária de Educação e um professor de Arte do município. Como forma de agradecimento, os jurados, autoridades e algumas pessoas presentes receberam um chaveiro da boneca Abayomi, uma boneca negra que representa felicidade e alegria.

O evento contou com a presença do diretor da Escola, Sandey Eugênio Beteti, que agradeceu a participação dos pais, responsáveis e professores na comemoração da Consciência Negra. Ele ressaltou a importância de ações como essa para promover a igualdade racial e conscientizar sobre a importância da consciência negra. Beteti também agradeceu aos militares, à secretária de educação e ao presidente da Câmara pela visita e apoio, reconhecendo o papel dos professores e coordenadores na transmissão dessa conscientização para os alunos.

Maria Almeida, secretária de Educação, representando o prefeito delegado Cleverson Alves, parabenizou a família envolvida na instituição e agradeceu a presença de todos no evento. Ela anunciou a aquisição de uma área ao lado da escola para ampliar o espaço da unidade e agradeceu à Câmara de Vereadores pela aprovação do projeto. Almeida também mencionou que a área será murada e limpa e que os alunos participarão da escolha das árvores que serão mantidas no local para um projeto futuro. Em relação ao ano de 2024, a secretária de Educação planeja ampliar os 5º anos na Escola Cívico-Militar.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, destacou a importância das campanhas de conscientização e elogiou a iniciativa da escola em promover um evento que valoriza a diversidade e busca um Brasil mais justo e igualitário, sem racismo. Ele reforçou o apoio da Câmara nas campanhas e parabenizou a todos pelo evento.

No final do evento, o estudante Luiz Davi Machado, vencedor do concurso Mister Beleza Negra 2023, categoria 6º e 7º anos, expressou sua felicidade e dedicou sua vitória aos seus pais, que o incentivaram durante todo o processo. Já a mãe de Gabriel Morila, ganhador do primeiro lugar da categoria 8º e 9º anos, Loisiane Morila, expressou sua surpresa e alegria pela vitória de seu filho, agradecendo e parabenizando a instituição pela realização do evento.

O evento "Consciência na arte, expressão e beleza" na Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais foi um sucesso em promover a igualdade racial e conscientizar sobre a importância da consciência negra. Através de apresentações culturais e do concurso Beleza Negra, os estudantes puderam expressar sua identidade e valorizar a diversidade étnica do país. A iniciativa da escola em promover esse evento é um passo importante na construção de um Brasil e um mundo sem preconceito e racismo.