10 NOV 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Costa Rica promove palestra sobre gentileza no trânsito na Escola Fábio Rodrigues Barbosa
Fotos: Kayne Almeida - Assecom / PMCR
Na última segunda-feira, 6 de novembro, a Prefeitura de Costa Rica, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu a palestra "Trânsito na Escola, eu sou gentil e você?", na Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa. O evento aconteceu no espaço multiuso da escola com 5 turmas e mais de 180 alunos e teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de atitudes gentis e cordiais no trânsito.

A palestra foi ministrada pelos agentes da equipe Nepomuceno, que trouxeram reflexões sobre como as nossas atitudes no trânsito podem influenciar diretamente em histórias que estão sendo escritas, caminhos que estão sendo construídos e nos reencontros que estão sendo aguardados. Através de exemplos e histórias, os agentes enfatizaram a necessidade de gentileza e cordialidade por parte de todos os usuários das vias.

O evento contou com a presença do gestor do Demutran, Abrão Santana Barbosa, a coordenadora pedagógica de trânsito, Adriana Nogueira Leite, a equipe Nepomuceno formada por Inara Lopes, Cesar Eler, Rayssa e a equipe técnica pedagógica composta por Juliane Moraes e Silviane. Além disso, a diretora da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa, professora Elisangela Almeida Carneiro, também esteve presente.

A presença de diversos profissionais no evento demonstra a importância dada pela Prefeitura de Costa Rica à educação no trânsito, visando formar cidadãos conscientes e responsáveis. A palestra teve como objetivo principal ensinar aos estudantes sobre a importância de respeitar as regras de trânsito, ser gentil com os pedestres e motoristas, além de promover a segurança no tráfego.

Adriana Nogueira Leite, coordenadora pedagógica de trânsito, ressaltou a importância de abordar o tema desde cedo na vida dos estudantes. "Ensinar sobre gentileza no trânsito é fundamental para formarmos cidadãos conscientes. Queremos que esses estudantes levem esses ensinamentos para o resto de suas vidas e se tornem motoristas responsáveis e respeitosos", afirmou.

Durante a palestra, foram apresentados vídeos educativos, cartilhas explicativas e outras atividades interativas, que ajudaram os estudantes a compreenderem melhor os conceitos abordados. Além disso, os agentes Nepomuceno compartilharam experiências pessoais que mostraram a importância de atitudes gentis e cordiais no trânsito.

A iniciativa da Prefeitura de Costa Rica em promover essa palestra é louvável, visto que a conscientização no trânsito é uma medida essencial para a redução de sinistros de trânsito e a promoção de um ambiente mais seguro para todos. Ao investir na educação no trânsito desde as escolas, o município demonstra seu comprometimento com a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade.

A palestra "Trânsito na Escola, eu sou gentil e você?" se mostrou uma ação de grande relevância para a comunidade escolar de Costa Rica, transmitindo ensinamentos valiosos aos estudantes e contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso. Espera-se que a iniciativa seja continuada e expandida, alcançando ainda mais escolas e alunos, visando sempre formar uma geração de condutores conscientes e gentis.