07 NOV 2023
TURISMO
Costa Rica é destaque no programa Expedição MS da TVE que descobre águas, histórias e belezas naturais do município
O município de Costa Rica é destaque no programa Expedição MS da TVE, que revela águas, histórias e belezas naturais desse destino único no estado de Mato Grosso do Sul. O programa, que foi ao ar na última quarta-feira, 1º de novembro, pela Rede E (afiliada à TV Cultura de SP), apresentou a cultura e a beleza da região, conhecida como a Capital Estadual do Algodão e dos Esportes de Aventura.

Uma equipe do programa percorreu Costa Rica, descobrindo os encantos naturais, como cachoeiras, matas e os registros da história humana, com novos olhares. Um dos destaques da expedição foi o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, onde está localizado o Salto Majestoso, uma queda d'água de 64 metros de altura cercada de vegetação nativa.

Outro lugar surpreendente explorado pelo programa foi a Água Santa da Capela, uma lagoa de água onde ninguém afunda. Essa água é resultado de um conjunto de minas que jorram água proveniente de um profundo lençol freático. Além disso, a areia em atrito com as mãos gera um som parecido ao de uma cuíca.

O Expedição MS realiza uma série de reportagens voltadas à divulgação do turismo em Mato Grosso do Sul, nas mais diversas modalidades, como ecoturismo, vivencial, cultural e de eventos. O programa tem uma duração média de até 27 minutos, divididos em dois blocos, e é exibido a cada duas semanas.

No 10º episódio do Expedição MS, a equipe descobriu a cidade de Costa Rica, um lugar com uma natureza exuberante, cachoeiras suntuosas e um rico ecossistema. Esse destino é ideal para os amantes de esportes radicais, turismo de aventura e contemplação.

Durante a expedição, a equipe também explorou o Cânion do Engano, no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, e conheceram a Eco Pousada Ravenala, uma opção de hospedagem que utiliza o conceito da bioconstrução. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história e cultura local, visitando o Parque Municipal da Lage, o museu interativo professor Nelson Silva Soares e a Capela do Nosso Senhor Bom Jesus, onde conheceram a lenda do Santo Fujão.

A expedição também incluiu momentos de aventura, como a visita à Água Santa, uma lagoa de água onde ninguém afunda, e a Cachoeira da Rapadura, uma das mais belas quedas do rio Sucuriú. Para finalizar, a equipe desfrutou de um belo almoço no paradisíaco Rancho Maranata.

O programa Expedição MS é um retrato paradisíaco do estado de Mato Grosso do Sul, mostrando suas belezas naturais, culturais e históricas. A equipe é composta por profissionais especializados, como Lucieny Pedrussi na apresentação, Lu Tanno na pesquisa e produção executiva, Carlos Diehl no roteiro, Igor Foca nas imagens, João Batista de Almeida como auxiliar e motorista, Vitor Hugo como piloto de drone, Carlos Diehl e Reginaldo Silva na edição, Heider Barbosa, João Pedro Ortale, Giovani Garcia Rezende e Roberto Jr. na produção musical, e Luciana Duailibe na direção de arte. A produção é feita por Ana Rita Moraes e Lu Tanno, com direção de Carlos Diehl, coordenação técnico-operacional de Cézar Roriz, coordenação de produção de Daniela Benante, coordenação de jornalismo de Ida Garcia, direção da TVE-MS de Carlos Filho e presidência da FERTEL de Elias Mendes.

O programa Expedição MS é uma oportunidade para os telespectadores conhecerem as belezas de Mato Grosso do Sul e se encantarem com sua natureza exuberante e sua rica cultura.

Confira o link do vídeo aqui

Fonte: Assecom / PMCR / Rede E MS
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista / Márcio Breda