26 OUT 2023
Curso de Condutor de Turismo capacita 22 profissionais em Costa Rica
Fotos: Divulgação SEMTMA
Entre os dias 22 e 25 de outubro, Costa Rica/MS, sediou o Curso de Condutor de Turismo, que capacitou 22 profissionais locais. Essa capacitação foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, a Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA) e o Sebrae/MS, e faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou que essa capacitação é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo em Costa Rica. Ele enfatizou que preparar os profissionais locais para oferecer serviços de qualidade, com foco na preservação ambiental, segurança dos visitantes e valorização do patrimônio histórico e cultural, é essencial para fortalecer o turismo como uma alternativa econômica sustentável. Por meio dessa iniciativa, busca-se não apenas gerar renda para a comunidade, mas também promover a preservação das belezas naturais da região, afirmou o gestor.

O objetivo desse treinamento foi capacitar os participantes para a prestação de serviços nas atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura, com foco em atividades interpretativas nas trilhas das unidades de conservação, como o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú e o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

Durante o curso, foram trabalhadas habilidades comportamentais e técnicas de condução de grupos, tais como comunicação, bem-estar, educação, convívio social, legislação, qualidade do serviço, postura profissional, liderança, tomada de decisão, resolução de conflitos, gerenciamento de crise, gestão de perigos e riscos, planejamento de atividades, técnicas de mínimo impacto ambiental, noções de cartografia, orientação e navegação, noções de meteorologia, entre outros temas relevantes para a atividade de condutor de turismo.

O conteúdo programático para as 40 horas do curso foi dividido entre aulas teóricas e práticas, com dinâmicas de grupo que possibilitaram aos participantes vivenciar e refletir sobre as habilidades e competências necessárias para o exercício dessa atividade. Durante as aulas, foram discutidos os requisitos das normas ABNT NBR ISOs 21102, 21103 e 21101, que tratam das competências de pessoal, informações aos participantes e sistema de gestão da segurança no Turismo de Aventura.

Além disso, o curso também teve como objetivo disseminar boas práticas e estimular o interesse na aplicação dos requisitos das normas, preparando os participantes para futuras certificações em Ecoturismo e Turismo de Aventura. A intenção é desenvolver alternativas econômicas de forma organizada, por meio de condutores de ecoturismo e turismo de aventura qualificados, fortalecendo as potencialidades associações da região e gerando renda para a comunidade local.

O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, destaca a importância do certame ao afirmar: "Capacitar nossos monitores ambientais é crucial para impulsionar o turismo local, pois é uma forma de preparar nossos profissionais para fornecer serviços de alta qualidade. Com essa iniciativa, estamos empenhados em fortalecer o turismo como uma alternativa econômica sustentável, que gera renda para a comunidade e promove a preservação das belas paisagens naturais de Costa Rica".

O instrutor do curso, Josemar Contesini de Aparados da Serra no Rio Grande do Sul é um profissional experiente com mais de 25 anos de atuação no mercado brasileiro de ecoturismo e atividades de aventura. Ele atua como trainer, operador e consultor em implementação de normas técnicas da ABNT, além de ser auditor do INMETRO. Ele também é instrutor e avaliador de rafting, instrutor de caiaque em águas brancas, treinador Leave No Trace e instrutor de primeiros socorros em áreas remotas. Ele lidera os treinamentos da empresa 5 Elementos Cursos e exerce a função de coordenador comercial e operacional na Aparados da Serra Adventure.

A turismóloga, Jaqueline de Castro Vargas, resumiu a ação. "A capacitação dos 22 monitores locais no Curso de Condutor de Turismo é fundamental para impulsionar o turismo na região de Costa Rica. Profissionais qualificados são um diferencial crucial em um destino turístico. Além de possuirmos abundantes belezas naturais, temos as condições necessárias para oferecer a melhor experiência ao turista que visita nossa cidade”.

Essa capacitação é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo na região de Costa Rica, pois prepara os profissionais locais para oferecer serviços de qualidade, com foco na preservação ambiental, segurança dos visitantes e valorização do patrimônio histórico e cultural. Com essa iniciativa, a cidade busca fortalecer o turismo como uma alternativa econômica sustentável, gerando renda para a comunidade e promovendo a preservação das belezas naturais da região.