23 OUT 2023
CULTURA
Estudos sobre as identidades linguísticas na Tríplice Divisa MS, MT e GO é apresentado em Portugal
A participação da doutoranda Wanessa Rodovalho Melo Oliveira no 6º Congresso Internacional de Linguística Histórica (CILH) em Portugal foi importante para os estudos sobre as identidades linguísticas na Tríplice Divisa entre os estados de MS, MT e GO. Sua pesquisa abordou as influências dos sulistas e nordestinos na fala e na cultura das comunidades de Costa Rica (MS), Alto Taquari (MT) e Mineiros (GO). Esses estudos são escassos, por isso a pesquisa da doutoranda é relevante para preencher essa lacuna e valorizar as culturas e falares locais.
A participação da doutoranda Wanessa Rodovalho Melo Oliveira no 6º Congresso Internacional de Linguística Histórica (CILH) em Portugal foi um marco importante para os estudos sobre as identidades linguísticas na Tríplice Divisa entre os estados de MS, MT e GO. Com o tema "Perspectivas sobre as crenças e as atitudes linguísticas nos estados de MS, MT e GO", a pesquisadora apresentou suas descobertas sobre as influências dos sulistas e nordestinos na fala e na cultura das comunidades de Costa Rica (MS), Alto Taquari (MT) e Mineiros (GO).

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressalta a importância desse estudo. "Os estudos apresentados pela doutoranda Wanessa Rodovalho Melo Oliveira são de extrema importância para entendermos as identidades linguísticas na Tríplice Divisa entre os estados de MS, MT e GO. É essencial valorizar e conhecer as características linguísticas e culturais dessas regiões pouco exploradas. A diversidade linguística presente nessas comunidades é resultado das influências regionais e históricas, como a migração de sulistas e nordestinos para a região. Portanto, é fundamental preencher essa lacuna nos estudos linguísticos e reconhecer a importância dessas culturas e falares locais”, disse.

A doutoranda, que é orientada pela professora doutora Dircel Aparecida Kailer, da UEL/UNEMAT, tem se dedicado a investigar os falares presentes na construção de identidades nessas regiões pouco exploradas pelos estudos linguísticos. Seu objetivo é tornar conhecidos e valorizados os costumes e características linguísticas dessas localidades.

Durante sua apresentação no congresso, Wanessa abordou as crenças e atitudes linguísticas que evidenciam costumes semelhantes, mas identidades linguísticas, sotaques e modo de viver próprios. Ela ressaltou que a diversidade linguística dessas comunidades é resultado das influências regionais e históricas, como a migração de sulistas e nordestinos para a região.

O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha enaltece o estudo. "É importante destacar que os estudos sobre as identidades linguísticas dos habitantes da Tríplice Divisa são escassos, o que torna o trabalho da doutoranda ainda mais relevante. Sua pesquisa busca preencher essa lacuna e trazer à tona a importância da valorização dessas culturas e falares locais", comenta o gestor.

Além de apresentar sua pesquisa durante o congresso, a doutoranda também representou a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no evento. O 6º CILH aconteceu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal, de 9 a 11 de outubro.

A participação de Wanessa Rodovalho Melo Oliveira nesse congresso internacional mostra o reconhecimento e a valorização dos estudos linguísticos realizados na Tríplice Divisa. Sua pesquisa contribui para o enriquecimento do conhecimento sobre as identidades linguísticas brasileiras e para a valorização das culturas e diversidade presentes nessas regiões pouco exploradas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCR / imprensa@unemat.br
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024