17 OUT 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura de Costa Rica promove técnica de mulching para proteção do solo e aumento da produtividade agrícola no Cinturão Verde
Fotos: Divulgação SEMAD
A Prefeitura de Costa Rica, em parceria com o SEBRAE/MS, realizou uma oficina sobre a técnica de mulching para os horticultores do Cinturão Verde. O mulching consiste em cobrir o solo com um filme plástico especial, trazendo benefícios como proteção contra erosão, controle de ervas daninhas e manutenção da umidade do solo. Essa técnica busca melhorar a produtividade agrícola e garantir a sustentabilidade da agricultura na região. A parceria entre a Prefeitura, o SEBRAE/MS e a Agraer fortalece o desenvolvimento do agronegócio local e promove o uso de técnicas inovadoras.
Na última segunda-feira, dia 16 de outubro, a Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD), em parceria com o Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE/MS, realizou uma oficina técnica de preparo de mulching. O evento, promovido pelo consultor do Sebrae Elio Kokehara, teve como objetivo auxiliar os horticultores do Cinturão Verde na proteção do solo, um dos grandes desafios enfrentados na agricultura.

"A nossa parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, o SEBRAE/MS e a Agraer demonstra o comprometimento da administração municipal em promover o desenvolvimento do agronegócio local, capacitando os agricultores e incentivando o uso de técnicas inovadoras, como o mulching, para impulsionar o setor agropecuário e garantir a sustentabilidade da agricultura na região”, destaca o prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos.

A proteção do solo é essencial para garantir a produtividade das plantações e evitar prejuízos financeiros causados por fatores naturais, como erosão, ou pela presença de ervas daninhas e insetos invasores. Com o avanço tecnológico no setor agrícola, novas técnicas têm surgido para auxiliar os agricultores nesse desafio, e o mulching é uma delas.

O mulching consiste em cobrir o solo com um filme plástico especial, que possui alta durabilidade e apresenta diversas vantagens, tornando-se um investimento com excelente custo-benefício. Essa técnica oferece proteção contra erosão, impede o crescimento de ervas daninhas, mantém a umidade do solo, reduz a evaporação da água e controla a temperatura do solo. Além disso, também pode ser utilizado para melhorar a estética da plantação.

Durante a oficina, além do consultor do Sebrae Elio Kokehara, estiveram presentes o técnico da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Altair Luiz, que ofereceu apoio aos horticultores, e todos os horticultores do Cinturão Verde participaram do evento. A troca de conhecimentos e experiências entre os participantes foi enriquecedora, fortalecendo a agricultura local e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

O mulching se mostra uma solução eficiente para os agricultores enfrentarem os desafios da proteção do solo, garantindo maior produtividade e qualidade das colheitas. Com o apoio da Prefeitura de Costa Rica e do SEBRAE/MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, os horticultores do Cinturão Verde têm acesso a capacitações e orientações técnicas que visam aprimorar suas técnicas de cultivo e otimizar a produção agrícola.

Para o secretário da pasta, Fernando Barbosa Martins, essa iniciativa evidencia o comprometimento da administração municipal com o desenvolvimento do agronegócio local, buscando promover a capacitação dos agricultores e o uso de técnicas inovadoras para impulsionar o setor. A parceria entre a Prefeitura, o SEBRAE/MS e a Agraer fortalece o trabalho em conjunto e abre novas oportunidades para os horticultores do Cinturão Verde de Costa Rica.

O investimento em técnicas de proteção do solo, como o mulching, é essencial para garantir a sustentabilidade da agricultura, preservando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento econômico da região. Com a aplicação correta dessa técnica, os agricultores poderão colher os benefícios de uma produção mais eficiente e rentável, contribuindo para o crescimento do setor agropecuário de Costa Rica.