25 SET 2023
GABINETE DO PREFEITO
Bicampeã: Costa Rica é premiada pelo Prêmio Band Cidades Excelentes em 2021 e 2022, reconhecendo suas boas práticas de gestão pública
A cidade de Costa Rica/MS foi premiada com o Prêmio Band Cidades Excelentes em 2021 e 2022, reconhecendo boas práticas de gestão pública. O prefeito destaca o compromisso e competência dos gestores e servidores locais, enfatizando a importância de uma gestão eficiente e voltada para o bem-estar da população. A cidade obteve destaque nas categorias de Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. A premiação avalia os municípios com base no IGMA, uma ferramenta que consolida indicadores públicos em seis pilares. O objetivo é inspirar outros municípios a seguir o exemplo de Costa Rica e investir em melhorias na esfera pública. A conquista torna a cidade uma referência para outras cidades do estado e do país, incentivando o desenvolvimento de políticas públicas eficientes e sustentáveis.
A cidade de Costa Rica/MS, foi premiada com o Prêmio Band Cidades Excelentes nos anos de 2021 e 2022. Essa premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila e tem como objetivo reconhecer boas práticas de gestão pública em todos os 5.568 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos enaltece que o reconhecimento recebido pela cidade de Costa Rica nos anos de 2021 e 2022 no Prêmio Band Cidades Excelentes é um verdadeiro testemunho do compromisso e da competência dos gestores e servidores públicos locais. Essa conquista reforça a importância de uma gestão eficiente, transparente e voltada para o bem-estar da população.

No primeiro ano do prêmio, em 2021, Costa Rica foi a vencedora na etapa estadual na categoria de população menor ou igual a 30 mil habitantes em Mato Grosso do Sul. Além disso, a cidade conquistou o primeiro lugar no pilar Educação e o segundo lugar na categoria de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Já na segunda edição do prêmio, em 2022, Costa Rica manteve seu destaque na etapa estadual. Novamente na categoria de população até 30 mil habitantes em Mato Grosso do Sul, a cidade foi a vencedora tanto na categoria geral quanto na categoria de Educação.

A avaliação dos municípios é feita com base no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), uma ferramenta de inteligência artificial que consolida 67 indicadores públicos monitorados em seis pilares: governança, eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, e sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Além disso, projetos qualitativos de iniciativa pública também podem ser submetidos para aumentar a nota do IGMA do município.

O reconhecimento recebido por Costa Rica através desse prêmio é uma demonstração de que a cidade tem se destacado na gestão de seus recursos públicos e na implementação de projetos que beneficiam a população. O objetivo do Prêmio Band Cidades Excelentes é justamente inspirar outros municípios a seguirem o exemplo de Costa Rica e investirem em melhorias na esfera pública.

Além disso, essa premiação também valoriza os servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população. É fundamental reconhecer o trabalho desses profissionais e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas eficientes e sustentáveis.

Com a conquista do Prêmio Band Cidades Excelentes, Costa Rica se torna uma referência para outras cidades do estado e do país, mostrando que é possível alcançar uma gestão de qualidade e implementar projetos que gerem impacto positivo na vida dos cidadãos. Espera-se que o reconhecimento obtido por Costa Rica sirva como inspiração para que outros municípios também busquem a excelência na gestão pública e contribuam para o desenvolvimento do Brasil como um todo. O prêmio foi criado no ano de 2021.