21 SET 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
1º na região Norte de MS, Costa Rica está entre os 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil
Costa Rica, município localizado na região Norte de Mato Grosso do Sul, conquistou uma posição de destaque no agronegócio brasileiro. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o município ocupa o 47º lugar no ranking dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. Além disso, Costa Rica é o primeiro lugar na região Norte do Estado, está entre os 11 mais ricos de MS, superando outros municípios como São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande e Aral Moreira, conforme dados divulgados na última terça-feira, 19 de setembro.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, está comemorando o destaque do município na região, superando cidades renomadas como São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e Rio Brilhante. O agronegócio é uma atividade econômica de extrema importância para o desenvolvimento da nossa região e para o país como um todo. O sucesso de Costa Rica nesse setor não só implica no crescimento econômico do município, mas também na geração de empregos, no aumento da renda e na melhoria da qualidade de vida da população. Essa conquista é resultado do trabalho árduo e da dedicação dos produtores rurais de Costa Rica, que têm se destacado na produção agrícola nacional. Os dados da pesquisa anual do IBGE, comprovam a excelência do agronegócio em nosso município.

Os dados utilizados para determinar a riqueza dos municípios no agronegócio foram coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Anual do IBGE da Produção Agrícola Municipal (PAM), referente ao ano de 2022. A pesquisa levou em consideração variáveis como área colhida, produção, valor da produção das lavouras e rendimento.

Ao todo, Mato Grosso do Sul possui 11 municípios incluídos no ranking dos 100 mais ricos no agronegócio, como Maracaju (12º), Dourados (21º), Sidrolândia (28º), Ponta Porã (31º), Costa Rica (47º), São Gabriel do Oeste (53º), Chapadão do Sul (58º), Rio Brilhante (59º), Nova Alvorada do Sul (70º), Campo Grande (87º) e Aral Moreira (92º). O estado tem uma forte presença no agronegócio, com destaque para a produção de grãos como milho, soja e algodão.

É importante ressaltar que os municípios mais ricos no agronegócio possuem uma significativa participação na produção agrícola nacional. No topo da lista dos 100 mais ricos estão municípios como Sorriso e Campo Novo do Parecis em Mato Grosso, Sapezal em Mato Grosso, Rio Verde em Goiás e São Desidério na Bahia. Essas localidades possuem um alto envolvimento na produção de algodão, milho e soja.

Essa classificação prova a importância do agronegócio para a economia de Mato Grosso do Sul e do Brasil como um todo. Segundo o Mapa, dos 100 municípios mais ricos, 67 estão localizados na região Centro-Oeste, sendo 41 no Mato Grosso, 14 em Goiás, 11 em Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal.

Os resultados da pesquisa do IBGE mostram recordes de produção e valor da produção no ano analisado. A produção totalizou 263,8 milhões de toneladas em uma área de 90,4 milhões de hectares. O valor da produção das lavouras permanentes e temporárias foi de R$ 830,09 bilhões.

Os municípios mais ricos no agronegócio ocupam uma área total de 30,156 milhões de hectares, o que representa 34,2% da área total de 90,4 milhões de hectares. Além disso, eles geram R$ 288,13 bilhões, representando 34,71% do valor da produção. A produtividade nas lavouras dessas localidades também é relevante e alta.

A conquista de Costa Rica e dos demais municípios de Mato Grosso do Sul no ranking dos mais ricos no agronegócio é de extrema importância. Isso demonstra o potencial agrícola da região e contribui para o desenvolvimento econômico local. O agronegócio é um setor fundamental para o Brasil, gerando empregos, impulsionando a economia e garantindo a segurança alimentar do país.

A conquista de Costa Rica e dos outros municípios de Mato Grosso do Sul no agronegócio mostra o potencial agrícola da região e a relevância do setor para a economia brasileira. É necessário valorizar e investir nesse setor, buscando sempre aprimorar as técnicas de produção e garantir a sustentabilidade ambiental, contribuindo para o crescimento e prosperidade do país.