20 SET 2023
Costa Rica participa de evento que capacita 26 Procons para uso de sistema nacional em MS e MT
Fotos: Kleber Clajus
Costa Rica estará participando de um evento de capacitação para o uso do Sistema ProConsumidor, que ocorre em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O objetivo é fortalecer a defesa do consumidor e melhorar o atendimento aos consumidores. O curso abrange diversos temas relacionados aos direitos do consumidor e conta com a participação de representantes de 26 Procons. A capacitação é uma parceria entre a Senacon e o Procon/MS. A participação do coordenador do Procon de Costa Rica no evento contribuirá para fortalecer o trabalho realizado pelo órgão no município.
O coordenador do Procon de Costa Rica, Walder de Freitas, participará de um curso de defesa do consumidor e capacitação no Sistema ProConsumidor, que ocorrerá de 20 a 22 de setembro na sede da Acadepol (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande/MS. O curso vai capacitar 26 Procons para o uso do sistema nacional em MS e MT.

O objetivo principal do evento é capacitar os Procons dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso para o uso do Sistema ProConsumidor, uma ferramenta nacional para o registro de reclamações de consumo. A capacitação visa melhorar o atendimento aos consumidores e fortalecer a defesa do consumidor nas regiões.

A importância desse evento está relacionada à necessidade de oferecer um serviço de qualidade aos consumidores, garantindo seus direitos e resolvendo possíveis conflitos de consumo de forma eficiente. Com o uso do Sistema ProConsumidor, os Procons poderão registrar e acompanhar reclamações, além de gerar relatórios e estatísticas que auxiliam na identificação de problemas recorrentes e na implementação de políticas públicas mais eficazes.

Além disso, a capacitação abrange diferentes temas fundamentais para a atuação dos Procons, como o superendividamento, direitos do consumidor na saúde suplementar e resoluções da Aneel aplicadas ao direito do consumidor. Esses conhecimentos são essenciais para que os Procons possam atuar de forma abrangente e eficaz na proteção dos consumidores.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de participar de módulos sobre a atuação dos órgãos de defesa do consumidor frente ao superendividamento, resoluções da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aplicadas ao direito do consumidor, direitos do consumidor na saúde suplementar, processo administrativo aplicado às demandas consumeristas e treinamento prático no Sistema ProConsumidor, ferramenta nacional para o registro de reclamações de consumo.

Representantes de 26 Procons estarão presentes na capacitação, incluindo os municípios de Costa Rica, Água Clara, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Eldorado, Itaporã, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde do Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Cuiabá e o Procon Estadual de Mato Grosso.

A capacitação é uma parceria entre a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da ENDC (Escola Nacional de Defesa do Consumidor), e o Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

O curso visa fortalecer a atuação dos Procons e melhorar a defesa do consumidor em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por meio da capacitação dos profissionais responsáveis por lidar com as demandas dos consumidores. Com o treinamento no Sistema ProConsumidor, os Procons poderão registrar e acompanhar as reclamações dos consumidores de forma mais eficiente, garantindo um melhor atendimento e proteção aos direitos do consumidor.

A participação do coordenador do Procon de Costa Rica, Walder de Freitas, neste curso de capacitação é uma oportunidade de aprimoramento profissional e contribuirá para fortalecer o trabalho realizado pelo Procon no município.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024