Após o Outubro Rosa conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama, a Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde abraçou a campanha Novembro Azul buscando conscientizar os homens sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata.
Na noite da última quarta-feira (20), na Feira do Produtor, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas atividades para conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, onde foram distribuídos panfletos sobre a saúde do homem, apresentaram-se vídeos educativos sobre o tema, além de verificar a pressão arterial e fazer o teste de diabetes (glicemia).
“A campanha Novembro Azul alcançou o seu objetivo que é despertar os homens para a necessidade de atenção à saúde. O trabalho de conscientização, com a realização de exames especialmente para o público masculino com idade a partir dos 45 anos, está sendo realizado até o final do mês de novembro nas unidades de saúde”, enfatizou a secretária de Saúde, Adriana Tobal.
Apesar de não estar oficialmente no calendário do Ministério da Saúde, o movimento mundial Novembro Azul ganha força no Brasil, já que o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. “O objetivo da campanha Novembro Azul é alertar sobre a doença e dar incentivo à população masculina a realizar os exames preventivos”, enfatiza Adriana Tobal.
Movimento
O Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, por meio da fundação Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. A entidade promove anualmente um evento de conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata, testículos e outras doenças masculinas, como depressão entre os homens e cultivo da saúde do homem.
Diversos países aderiram ao movimento, entre eles, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Grécia, promovendo encontros entre homens com o cultivo de bigodes (estilo Mario Bros, personagem do game infantil), que se tornou o símbolo da campanha. O Brasil começou a aderir ao movimento no ano passado. Neste mês, O Congresso Nacional, no Distrito Federal, o Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, ganharam iluminação toda em azul como forma de apoiar o movimento desse ano, que foi intitulado “Um toque, um drible”.