Ir para o conteúdo

Prefeitura de Costa Rica - MS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
nossa redes!
Notícias
NOV
22
22 NOV 2013
Em ação realizada na Feira do Produtor, homens aderem ao Novembro Azul
receba notícias

Após o Outubro Rosa conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama, a Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde abraçou a campanha Novembro Azul buscando conscientizar os homens sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata.

Na noite da última quarta-feira (20), na Feira do Produtor, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas atividades para conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, onde foram distribuídos panfletos sobre a saúde do homem, apresentaram-se vídeos educativos sobre o tema, além de verificar a pressão arterial e fazer o teste de diabetes (glicemia).

“A campanha Novembro Azul alcançou o seu objetivo que é despertar os homens para a necessidade de atenção à saúde. O trabalho de conscientização, com a realização de exames especialmente para o público masculino com idade a partir dos 45 anos, está sendo realizado até o final do mês de novembro nas unidades de saúde”, enfatizou a secretária de Saúde, Adriana Tobal.

Apesar de não estar oficialmente no calendário do Ministério da Saúde, o movimento mundial Novembro Azul ganha força no Brasil, já que o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. “O objetivo da campanha Novembro Azul é alertar sobre a doença e dar incentivo à população masculina a realizar os exames preventivos”, enfatiza Adriana Tobal.

Movimento
O Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, por meio da fundação Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. A entidade promove anualmente um evento de conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata, testículos e outras doenças masculinas, como depressão entre os homens e cultivo da saúde do homem.

Diversos países aderiram ao movimento, entre eles, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Grécia, promovendo encontros entre homens com o cultivo de bigodes (estilo Mario Bros, personagem do game infantil), que se tornou o símbolo da campanha. O Brasil começou a aderir ao movimento no ano passado. Neste mês, O Congresso Nacional, no Distrito Federal, o Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, ganharam iluminação toda em azul como forma de apoiar o movimento desse ano, que foi intitulado “Um toque, um drible”.