A Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do departamento de Controle de Vetores vem intensificando as múltiplas ações de enfrentamento à Dengue, alertando diretamente a população quanto ao risco de surgimento de novo surto da doença e sobre a responsabilidade que todos temos na eliminação dos focos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Conforme a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, essas ações estão inseridas na Semana Nacional de Combate à Dengue, instituída pelo Ministério da Saúde realizada no período de 18 a 23 de novembro em todos os municípios do Brasil.
Nesta ação específica, toda a população de Costa Rica é convocada a dedicar "10 minutos por semana para fiscalizar seu quintal e interior de sua residência, no intuito de localizar, recolher e eliminar todo e qualquer criadouro do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue", ressaltou a secretária de Saúde.
Ela se referiu à responsabilidade que todo o cidadão, morador de Costa Rica, deve assumir no enfrentamento à dengue, cuidando da ordem e limpeza de sua propriedade para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. "Se cada cidadão fizer a sua parte e vigiar o seu quintal e a sua casa, ao menos uma vez por semana, será possível conter as sérias ameaças da dengue à saúde da nossa população", alertou.
Além da panfletagem, realizada nas Escolas da Rede Pública de Ensino no último dia 19 de novembro, os agentes colaram cartazes em vários pontos comerciais, visitaram todas as escolas orientando os alunos a importância que os jovens têm no combate a dengue.
A equipe de vetores também realizou uma Blitz Educativa com tema “10 Minutos para Combater a Dengue” na Avenida José Ferreira da Costa e na Feira do Produtor na noite de quarta-feira (20) intensificando "as ações de conscientização e orientação da população, quanto aos perigos da dengue e a participação que todos devemos ter no enfrentamento ao mosquito transmissor da doença", enfatizou o coordenador Municipal de Controle de Vetores, Geandro Santos de Almeida.
"Esse é um trabalho contínuo, que a Secretaria de Saúde de Costa Rica vem realizando, junto às escolas, associações de moradores, igrejas, comércio e nas visitas domiciliares dos nossos agentes comunitários de Saúde, dos agentes de Combate a Endemias e de todo o pessoal do setor de Controle de Vetores", lembrou o subsecretário de Saúde, Antônio Rainho.
Por fim a secretária de Saúde também destaca que além dessas ações realizadas nessa semana, um Concurso de Paródia com tema “Costa Rica sem Dengue” que irá envolver todas as escolas do Município, será realizado no próximo dia 28 de novembro (quinta-feira) no Centro de Eventos durante a realização do I Costa. “Somente com a participação de todos vamos vencer essa luta contra o mosquito da dengue”, finaliza Adriana Tobal.