10 AGO 2023
MEIO AMBIENTE
2º Fórum Municipal Ambiental aborda a poluição plástica e promove conscientização
O 2º Fórum Municipal Ambiental, promovido pelo Projeto Florestinha, acontecerá nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, das 14h às 18h, no auditório Profª Edna Maria Jacinto da Silva da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). O evento tem como objetivo discutir a questão da poluição plástica, tema que tem preocupado e mobilizado a Organização das Nações Unidas (ONU) nos últimos tempos.

Durante o fórum, serão abordados os impactos da poluição plástica no meio ambiente e na vida aquática, bem como as medidas que podem ser adotadas para combater esse problema. A intenção é conscientizar os participantes sobre a importância da conservação da natureza e da redução do uso de plásticos.

Com a realização do 2º Fórum Municipal Ambiental, o Projeto Florestinha reafirma seu compromisso em combater a poluição plástica e promover a conscientização ambiental na comunidade. Espera-se que o evento seja um momento de aprendizado e troca de experiências, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na conservação da natureza.

A segunda edição do Fórum Municipal Ambiental faz parte de uma sequência de eventos, sendo uma continuação do I Fórum Municipal que ocorreu na Câmara de Vereadores, proposto pelo então vereador Everaldo Pereira dos Santos no ano de 2022, faz uma alusão ao Dia Mundial da Conservação da Natureza criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e comemorado em 28 de julho.

Projeto Florestinha

O Projeto Florestinha é uma iniciativa social e ambiental realizada pela Polícia Militar Ambiental, em parceria com o Município de Costa Rica e a Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente, o projeto conta com a participação de 160 crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos.

O projeto envolve atividades ao longo do ano, sendo realizadas em contra turno ao horário escolar. Além de reforço escolar, os participantes têm aulas sobre educação ambiental e civismo. O instrutor do projeto é o cabo da PMA André Faustino Dias Filho.

Além disso, o projeto busca proporcionar aos assistidos uma educação completa, que inclui desenvolvimento artístico, cultural e recreação. Essas atividades visam não apenas a sociabilidade entre os participantes, mas também a promoção de valores como hierarquia militar e respeito ao próximo.

O Projeto Florestinha tem sido uma importante iniciativa para conscientizar e engajar jovens no cuidado com o meio ambiente e na preservação da natureza. Através de atividades educativas e práticas, os participantes aprendem sobre a importância da sustentabilidade, do uso consciente dos recursos naturais e da responsabilidade de cada indivíduo na preservação do planeta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR