02 AGO 2023
Costa Rica se destaca em ações e projetos de inclusão social e melhoria de vida
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Costa Rica tem se destacado nos últimos seis meses de 2023 por suas diversas ações e projetos promovidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social. Essas iniciativas têm como objetivo principal promover inclusão social e melhorias nas condições de vida da população.

O prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos foi categórico ao afirmar, “nossos próximos passos são continuar trabalhando incansavelmente para promover a inclusão social e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Temos projetos em andamento e novas iniciativas sendo planejadas para atender às necessidades da comunidade. Nosso compromisso é fazer de Costa Rica uma cidade cada vez melhor para se viver, com oportunidades para todos”, disse o gestor.

A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira enfatizou que todas essas ações e projetos demonstram o comprometimento da Prefeitura de Costa Rica em melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando oportunidades de trabalho, moradia digna e assistência social adequada. “Essas iniciativas refletem o compromisso em transformar a realidade da cidade e garantir que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades e direitos”, justificou a gestora.

Um dos projetos lançados foi o "Oportunidades para Todos", que visa viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Através de avaliações de perfil, mapeamento de emprego e encaminhamento, 30 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho. Além disso, houve acompanhamento pós-colocação e oferecimento de treinamento em parceria com os empregadores.

Outro projeto importante é o "Famílias Empoderadas", que também busca promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com o mesmo formato do projeto anterior, 19 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho e receberam treinamento adequado.

A iniciativa "Casa Limpa Vida Saudável" já atendeu 11 famílias, proporcionando higiene domiciliar, valorização e acompanhamento familiar. Esse projeto visa melhorar as condições de vida das famílias, garantindo um ambiente limpo e saudável.

No projeto "Moradias Precárias", foram substituídas 7 casas de madeira por casas de alvenaria, proporcionando mais conforto e segurança para as famílias beneficiadas. Além disso, foram entregues títulos de regularização fundiária, acelerando as ações da REURB (Regularização Fundiária Urbana).

A Prefeitura também inaugurou novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), oferecendo um ambiente moderno e adequado para o atendimento da população.

Diversas entregas de casas foram realizadas nos bairros Flor do Cerrado e Jardim dos Pássaros, beneficiando 33 e 12 famílias, respectivamente.

Além disso, foram distribuídas 632 cestas básicas e substituídas por cartões do programa "Costa Rica Solidária" em 49 famílias. Foram realizados também pagamentos de benefícios eventuais no valor de R$1.263,00.

O projeto "Rica Trama" ofereceu cursos de corte e costura para 11 pessoas, bordado manual para idosas às quintas-feiras e curso de bordado manual no tear uma vez por semana.

O projeto "Florestinha" envolveu a participação de 160 crianças e adolescentes, proporcionando atividades educativas e de lazer para o desenvolvimento de suas potencialidades.

O projeto "Berço da Vida" realizou o acompanhamento de 188 gestantes e atendeu 65 moradias inacabadas. O CRAS também realizou um total de 13.578 atendimentos e entregou 80 lotes urbanizados. Foram entregues também 4.369 cobertores para a população.

Essas ações e projetos demonstram o comprometimento da Prefeitura de Costa Rica em promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando oportunidades de trabalho, moradia digna e assistência social adequada.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR