26 JUL 2023
MEIO AMBIENTE
Imasul realiza atividades especiais no Parque das Nascentes do Rio Taquari durante o 2º Pedal Camping
O 2º Pedal Camping 'Um dia no Parque 2023' foi um evento realizado no último final de semana, nos dias 22 e 23 de abril, no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, localizado entre Costa Rica e Alcinópolis/MS. O evento teve como objetivo principal promover a conscientização ambiental e a preservação da natureza, além de proporcionar atividades de lazer e esportes ao ar livre.

O evento contou com a participação de mais de 90 pessoas dois municípios, que puderam desfrutar de um percurso de 44 km em meio às belezas naturais do parque. Além disso, uma série de atividades especiais foi oferecida aos participantes, incluindo passeios contemplativos, caminhadas, observação de aves, circuito de bike, yoga para relaxamento e trilha interpretativa.

A programação foi elaborada de forma a oferecer uma experiência completa aos visitantes, com atividades que proporcionassem contato direto com a natureza e a oportunidade de conhecer melhor a fauna e flora da região. Para garantir o bem-estar dos participantes, foram servidas refeições durante o evento, incluindo jantar, café da manhã e almoço.

O 2º Pedal Camping 'Um dia no Parque 2023' foi promovido pelo IMASUL, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, SEMADESC, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Prefeitura de Costa Rica, através da SEMTMA, Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura. O evento contou ainda com o apoio da Câmara de Vereadores e de fazendas da região.

A iniciativa faz parte da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação – Rede Pró UC, e é realizada anualmente pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, da qual o IMASUL é um dos participantes. A realização do evento no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari ressalta a importância dessa unidade de conservação para a preservação do meio ambiente e a promoção do turismo sustentável na região.

De acordo com a gestora do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e chefe do Escritório Local de Costa Rica, Martha Gilka Gutierrez Carrijo, a realização do 2º Pedal Camping 'Um dia no Parque 2023' reforça a importância de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a promoção do turismo sustentável. “Eventos como esse são fundamentais para despertar o interesse das pessoas pela natureza e incentivar a adoção de práticas de preservação e conservação ambiental”, destaca.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari possui uma área extensa e diversificada, que oferece aos visitantes diversas trilhas e paisagens deslumbrantes. Além de possibilitar a prática de esportes ao ar livre, o parque também contribui para a conservação da fauna e flora local, abrigando diversas espécies de animais e plantas.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR