11 JUL 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Vacinação antirrábica para cães e gatos será de 01 de agosto a 30 de setembro em Costa Rica
A Prefeitura de Costa Rica, através da Secretaria e da Vigilância em Saúde, divulgou nesta terça-feira (11) como será a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em 2023. O período da campanha será de 01 de agosto a 30 de setembro e terá início na cidade de Costa Rica, sendo estendida posteriormente para a área rural.

Durante todo o período da campanha, equipes de vacinação estarão disponíveis para realizar a imunização dos animais. A dose aplicada será de 1ml por animal, independente de idade ou peso, a partir dos 3 meses de idade. Além disso, será necessária a revacinação anual dos animais.

A coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, ressaltou a importância da vacinação antirrábica para a prevenção da raiva em cães e gatos. Segundo ela, a vacinação é fundamental para garantir a saúde desses animais e evitar a transmissão da doença para seres humanos.

Para facilitar o acesso dos moradores de Costa Rica à vacina, a campanha será realizada em diferentes locais da cidade. No dia 12 de agosto, no horário das 7h30 às 16h30, a vacinação ocorrerá na Praça do Jardim Buenos Aires e na Rodoviária. Já no dia 19 de agosto, será a vez das Praças Dona Alice, Flor do Campo, Vale do Amanhecer e Sonho Meu III receberem a campanha. Por fim, no dia 26 de agosto, a vacinação acontecerá na Praça Central, na Feira do Produtor Rural, na Praça do Novo Horizonte e na Praça da Vila Nunes.

Para a zona rural, o calendário de vacinação será divulgado posteriormente, já que a campanha de vacinação só ocorre no mês de setembro.

A Secretaria de Estado de Saúde também divulgou uma nota informativa com orientações sobre a vacinação antirrábica. De acordo com a nota, é importante vacinar apenas animais em bom estado de saúde. Caso o animal apresente algum sintoma de doença, a vacinação deve ser adiada para outra data. Além disso, se o animal tiver sido desvermifugado recentemente, é necessário respeitar um prazo mínimo de 10 dias entre o uso do vermífugo e a vacina.

A nota informativa também destaca que não há contraindicação para a vacinação de fêmeas prenhes ou em lactação, porém, é recomendado que esses animais sejam manipulados com cuidado, evitando traumatismos e estresse.

No Brasil, as campanhas de vacinação contra a raiva em cães e gatos são consideradas como campanhas nacionais e são realizadas anualmente de forma massiva e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Ministério da Saúde. Essas campanhas têm como objetivo proteger a população brasileira contra doenças que podem ser prevenidas com o uso de imunobiológicos. A responsabilidade pelo provimento desses imunobiológicos é da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR