26 JUN 2023
IDOSO
Encontro Regional da Terceira Idade reúne mais de 1,3 mil idosos em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro / Larissa Nathanielly - Assecom / PMCR
A Prefeitura de Costa Rica, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, promoveu no último domingo (25) um Encontro Regional no Conviver (Centro de Convivência do Idoso), que reuniu mais de 1,3 mil idosos de diversos municípios da região. O evento contou com a presença de caravanas vindas de Cassilândia, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Alcinópolis, Figueirão/MS; Alto Taquari e Alto Araguaia/MT; Chapadão do Céu, Mineiros, Itajá e Aporé/GO, além dos próprios moradores de Costa Rica.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância do evento para a cidade, afirmando que é fundamental proporcionar momentos de lazer e convivência para os idosos. Ele destacou o compromisso da gestão municipal em promover políticas públicas voltadas para a terceira idade, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida desses cidadãos.

O objetivo principal do encontro foi promover a integração e o fortalecimento dos laços entre os idosos da região, proporcionando momentos de diversão e descontração. A iniciativa busca valorizar essa parcela da população, incentivando a participação ativa na sociedade e o envelhecimento saudável.

O vice-prefeito, Roni Cota, também elogiou a iniciativa, destacando que eventos como esse fortalecem os laços entre os idosos e contribuem para a promoção da saúde física e mental dessa parcela da população. Ele reafirmou o compromisso da administração municipal em investir em ações que valorizem e cuidem dos idosos de Costa Rica.

Durante todo o dia, os participantes puderam desfrutar de diversas atividades e atrações. Logo pela manhã, foi servido um café da manhã, seguido de um almoço completo com um suculento churrasco e um saboroso sorvete à tarde. A animação ficou por conta de Zizo Nogueira e Banda, que trouxeram muita alegria e música para o evento. Além disso, a dupla sertaneja Augusto César & Christiano também se apresentou, animando os presentes com sucessos do gênero.

Uma equipe da Secretaria de Saúde ficou de plantão durante todo o evento, aferindo pressão arterial e orientando os idosos.

A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, falou sobre a importância de promover momentos de encontro e integração para os idosos da região. Ela ressaltou o papel da Secretaria em coordenar ações que visem o bem-estar e a inclusão social da terceira idade, destacando que eventos como esse fortalecem a autoestima e promovem a socialização entre os participantes.

O evento contou com um bailão que durou das 7h às 17h, proporcionando momentos de dança e descontração para os idosos presentes. A atmosfera de alegria e confraternização foi evidente durante todo o dia, fortalecendo os vínculos entre os participantes e proporcionando momentos de lazer e entretenimento.

A coordenadora do Conviver, Sônia Ferraz, enalteceu o sucesso do Encontro Regional e ressaltou a importância do centro de convivência para a comunidade idosa de Costa Rica. Ela afirmou que o Conviver é um espaço onde os idosos encontram acolhimento, atividades de lazer e convivência, além de receberem apoio e orientação em diversas áreas.

O Encontro Regional no Conviver foi de extrema importância para os idosos da região, pois além de promover momentos de diversão e integração, também possibilitou a troca de experiências e o compartilhamento de histórias de vida. A valorização dos idosos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todas as faixas etárias são valorizadas e respeitadas.