21 JUN 2023
Governo do MS e Prefeitura buscam promover a proteção ambiental na região
Fotos: freepik
O município de Costa Rica está sediando desde a última terça-feira (20), até a quinta-feira (22), o 2º Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e Resgate Técnico Animal (RTA) Regional do ano de 2023. O evento acontece no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, no Auditório Ambiental e Cultural Valdir Justino de Almeida, e reúne profissionais médicos veterinários, biólogos, zootecnistas e outros envolvidos na proteção ambiental de animais silvestres na região.

Para o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, a realização do curso fortalece a preocupação do município em preservar a fauna e flora local. "É fundamental que tenhamos profissionais qualificados para atuar na proteção dos animais silvestres, garantindo sua preservação e bem-estar. Estamos empenhados em promover a conscientização e ações práticas que visem a preservação do meio ambiente", ressaltou o prefeito.

Com um público estimado de 40 pessoas, incluindo 30 alunos e 10 organizadores e instrutores, o curso é uma ação conjunta do Governo do Estado, por meio da SEMADESC (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a Prefeitura de Costa Rica, via SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura).

O objetivo principal do curso é capacitar os participantes para atuarem de forma eficiente e coordenada em situações de incidentes envolvendo animais silvestres, bem como fornecer conhecimentos técnicos sobre resgate e cuidados com essas espécies. Além disso, busca-se fomentar a conscientização sobre a importância da proteção ambiental e do equilíbrio do ecossistema local.

O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Cândido Rocha, destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Costa Rica para a realização do curso. "Essa iniciativa reforça o compromisso conjunto em promover ações para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável em nossa região. A capacitação desses profissionais é fundamental para garantir uma atuação eficaz diante de incidentes e para preservar o patrimônio natural de Costa Rica", afirmou o secretário.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o Sistema de Comando de Incidentes e o Resgate Técnico Animal, por meio de palestras, atividades em grupo e simulações de situações reais. Dessa forma, estarão preparados para atuar em casos de resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres, além de estarem aptos a realizar ações preventivas e educativas junto à população.

A realização do 2º Curso de Sistema de Comando de Incidentes e Resgate Técnico Animal em Costa Rica demonstra o compromisso do município e do Governo do Estado com a proteção do meio ambiente e a preservação da fauna silvestre. Essa iniciativa contribui para a formação de uma rede de profissionais capacitados, que poderão atuar de forma coordenada e eficiente em situações de emergência, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais e da população em geral.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR