A cidade de Costa Rica tem alcançado um marco importante na vacinação contra a Covid-19. Até o momento, 62.082 doses foram aplicadas na população do Município.
De acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (20), a primeira dose da vacina foi aplicada em 24.310 pessoas, enquanto a segunda dose foi administrada em 19.626 indivíduos. Além disso, 14.231 pessoas receberam a dose de reforço e 3.569 receberam a segunda dose de reforço. Outras 1.047 pessoas foram imunizadas com a dose bivalente.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, ressalta que a vacinação contra a Covid-19 acontece todas as quartas-feiras. A próxima etapa está programada para esta quarta-feira (21) nas ESFs Vale e Central. No dia 28, a imunização ocorrerá nas ESFs São Francisco, Vila Nunes e Sonho Meu III, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.
A vacina bivalente, disponibilizada desde fevereiro deste ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pela farmacêutica Pfizer. Ela oferece proteção contra a cepa original do coronavírus, que causou a primeira onda da pandemia, bem como suas variantes, incluindo a Ômicron, que atualmente prevalece no mundo. A vacina bivalente é administrada em dose única e é considerada mais eficaz do que as vacinas monovalentes.
Para o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, a imunização é uma garantia de vida, e as vacinas bivalentes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Costa Rica. “Essa nova vacinação promove a imunização contra novas variantes do coronavírus, além da cepa original. Sendo aplicada em dose única, ela é considerada mais eficaz. Portanto, é importante que a população aproveite a disponibilidade das vacinas nos postos de saúde e se proteja contra a Covid-19”, justificou.
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista