23 MAI 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Educação para o Trânsito resulta em ação do Maio Amarelo na Escola Vale do Amanhecer
Fotos: Henrique Silva - Assecom / PMCR
Nesta terça-feira (23), a Escola Municipal Vale do Amanhecer em Costa Rica sediou uma ação do Projeto Trânsito e Vida em referência à Campanha de conscientização no trânsito Maio Amarelo, intitulada “No trânsito escolha a Vida”. Participaram e executaram as atividades equipes de Educação para o Trânsito e de Fiscalização do DETRAN-MS de Campo Grande. O evento contou com palestras, circuito, sorteios, atividades de pintura e desenhos e simulação de Realidade Virtual, que tem como objetivo ensinar às crianças o uso da bicicleta no trânsito..

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância de tomar cuidado no trânsito, pois há muitos acidentes que podem deixar traumas e até mesmo tirar vidas. Ele destacou a importância de fazer o sinal de vida ao atravessar a rua, esperar os veículos pararem e ficar atento aos motociclistas que podem surgir entre dois carros. É fundamental visualizar se todos estão parados antes de atravessar e agradecer aos motoristas que param. O gestor alertou que não se deve entrar na faixa de pedestre sem olhar ou sem sinalizar, pois os motoristas podem estar distraídos e ocorrerem acidentes. Por fim, desejou sucesso aos estudantes no aprendizado e nos conceitos de trânsito.

A ação é realizada pela equipe da Diretoria de Educação e a equipe da Fiscalização de Trânsito do Detran-MS. Além de palestras educativas, sorteios, atividades de pintura e desenhos, os alunos ainda participaram de ama aula de como se comportar em um circuito de bike. “A bicicleta é o primeiro veículo que uma criança pode conduzir com autonomia. Ter conhecimento sobre o comportamento seguro do ciclista é fundamental para sua proteção, e a vivência prática desse comportamento em espaço protegido faz toda a diferença para que depois possam colocar em prática na sua rotina”, explica a gestora de Educação de Trânsito, Elijane Coelho.

A ação ainda demonstrou a dificuldade na condução de veículos associada ao consumo de álcool, através da dos óculos de simulação de embriaguez.

O Projeto Trânsito e Vida no Vale, da disciplina de Geografia da Professora mestre, Lidiane Cabral e Educação Física do professor Waldiley Costa, recebeu apoio da Gestão Escolar, SEMED (Secretaria Municipal de Educação), DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), DETRAN MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Policia Militar e Prefeitura de Costa Rica. A agente de trânsito do DETRAN, Benites, trabalhou em parceria com a Secretaria Municipal de Educação na ação do Maio Amarelo e a comunidade escolar.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria F. Almeida, "é fundamental conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância do bom comportamento no trânsito e do respeito às regras e sinalizações. Essa ação é de extrema importância para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes."

O Projeto Trânsito e Vida tem como objetivo ensinar às crianças o uso da bicicleta no trânsito, além de palestras nas salas de aula e orientação no circuito com bicicleta, explicando como se comportar no trânsito e, principalmente, como obedecer na faixa de pedestre.

Já o diretor do Demutran, Abrão Santana Barbosa, destacou que "No trânsito escolha a Vida é uma iniciativa muito importante para a conscientização no trânsito, pois envolve ações educativas e distribuição de materiais informativos. É fundamental que todos trabalhem juntos para a construção de um trânsito mais seguro e humano."

Este tipo de ação é fundamental para a conscientização da população sobre a importância do respeito às regras de trânsito e para a construção de um trânsito mais humano e seguro para todos.