02 MAI 2023
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Costa Rica se consagra bicampeão sul-mato-grossense de futebol e terá 4 disputas em 2024
Fotos: Lucas Castro - Fundesporte
Costa Rica é bicampeão sul-mato-grossense de futebol! Com um empate em 1 a 1 contra o Operário, no último domingo (30), a Cobra do Norte conquistou o título estadual jogando em casa, no Estádio Laertão, diante de quase 3 mil torcedores. A vitória foi garantida pelo regulamento, já que o CREC tinha a vantagem por ter a melhor campanha durante a competição.

O primeiro gol veio aos 44 minutos do primeiro tempo, com Bruninho, camisa 7, convertendo pênalti marcado pela arbitragem. Já o empate do Galo saiu nos acréscimos do segundo tempo, aos 49 minutos, com Irapuan, camisa 21, livre na pequena área.

O título consagra o trabalho defensivo do time treinado por Alexandre Finazzi, já que em cinco partidas disputadas pela equipe na fase mata-mata, o clube tomou apenas dois gols. Agora, o CREC garantiu vaga para a Copa do Brasil do ano que vem, o Campeonato Brasileiro Série D de 2024, a Copa Verde e também o Estadual no próximo ano. Operário e Costa Rica serão os representantes do estado na primeira fase da Copa do Brasil 2024.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, expressou sua felicidade e parabenizou a equipe pelo bicampeonato, ressaltando a importância da conquista para o município. “Reconheço o trabalho dos envolvidos no projeto, desde o presidente André Baird, o de honra, Melquior, até a diretoria que toma decisões difíceis em prol do clube. O título é merecido e premia o esforço de muitos anônimos que trabalharam nos bastidores para tornar possível essa conquista histórica”.

O prefeito ainda relembrou sua torcida para que o CREC fosse campeão em 2021, terceiro lugar em 2022 e bicampeão de MS em 2023. Ele agradeceu à torcida, ao diretor de futebol Sandrinho e a todo o elenco pelo trabalho prestado bem como pelo bicampeonato estadual. “Antes tínhamos um sonho, agora é uma realidade para Costa Rica”, completou.

O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, que também acompanhou de perto a partida, disse que está satisfeito com o bicampeonato do futebol profissional e destaca a relevância deste momento para o esporte da cidade. “Em apenas 28 meses de gestão, o município conquistou dois títulos e um terceiro lugar, o que comprova o êxito de Costa Rica na cena futebolística sul-mato-grossense”. Roni afirma que o investimento correto na equipe garantiu o retorno esperado e trouxe alegria para os torcedores locais. Ele ressalta a satisfação de ver o estádio lotado e a empolgação da torcida. Por fim, parabeniza o glorioso CREC pela conquista.

O técnico do Costa Rica, Alexandre Finazzi, comenta sobre o bicampeonato. "Estamos muito felizes e realizados com a conquista do objetivo proposto. Como técnico do Costa Rica, fico feliz em ver que o nosso trabalho defensivo foi fundamental para alcançarmos a vitória máxima. É uma honra ser bicampeão estadual e assegurar vaga para Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série D de 2024 e a Copa Verde do próximo ano. Agradeço a Deus em primeiro lugar, pois tudo é com a permissão do Pai Celestial. Quero também agradecer todos os envolvidos com o CREC nesta conquista, desde o Poder Público, o presidente do clube, diretoria, até mesmo os torcedores que nos acompanharam e nos apoiaram durante toda a temporada. Agora, é hora de comemorar e celebrar juntos esta conquista tão importante para o nosso clube."

Autor do único gol do time, o jogador Bruninho não conseguia esconder a sua felicidade em ter marcado o gol do título do Costa Rica. “Agradeço a bênção de Deus e dedico o gol a minha família e à torcida da Cobra do Norte. Destaco a dedicação e união da equipe em cumprir o seu papel como profissionais, o que resultou no tão esperado resultado que queríamos. Agora, é hora de comemorar a conquista do bicampeonato de MS e já pensar nas próximas competições, que prometem ser ainda mais desafiadoras em 2024."

"Estou radiante com a conquista do CREC! Não há palavras para descrever o momento de alegria que estou vivendo. A torcida foi fundamental para empurrar a equipe, e só tenho a agradecer a Deus, às famílias, as nossas autoridades, os patrocinadores, a todo o elenco do time e aos torcedores que nos apoiaram em todos os momentos. Todos mereceram essa festa linda que estamos vivendo hoje! Estou muito feliz e grato por fazer parte desse time incrível. Que venha a Copa do Brasil, o brasileirão da Série D e a Copa Verde”, disse o diretor de futebol Sandrinho.

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2023 teve como principal apoiador o Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Em Costa Rica, o CREC contou com o apoio incondicional da Prefeitura de Costa Rica, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), além da Câmara de Vereadores e dos patrocinadores.

Com o bicampeonato, o CREC desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiros Militar pelas ruas e avenidas da cidade, além de Costa Rica que ganhou notoriedade e foi destaque nas principais emissoras de TV do país, jornais impressos, rádios e na mídia eletrônica, com direito a ter matérias com mais de 2 minutos no programa Fantástico da TV Globo.

Cerimônia de encerramento

Na quarta-feira (3) será realizada a cerimônia de encerramento do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2023, que contará com a entrega de premiação aos destaques da competição. A solenidade acontecerá no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, às 16 horas.