13 ABR 2023
MULHERES
Costa Rica participa do 1° Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres, em Brasília

O Governo Municipal, através da SPPMCR (Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Costa Rica), participou nesta quarta (12) e quinta-feira (13), do 1° Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres, realizado em Brasília (DF).

Representando o município no evento, a primeira-dama e secretária da pasta, Márcia Alves, destacou a importância do encontro que tem como objetivo discutir a articulação entre os Organismos Políticos para as Mulheres na gestão pública, a relevância e desafios das políticas de gênero tendo em vista a transversalizacão das políticas para mulheres.

“O objetivo é ampliar o plano de fortalecimento das mulheres, no âmbito do trabalho, na política e em todos os setores através da parceria com os governos estadual e federal. O fórum nos leva à reflexões e diálogos quanto a fazer políticas que possam dar mais autonomia e empoderamento, além de combater a violência contra as mulheres”, comentou a secretária.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, enfatizou que o evento traz esperança de dias melhores e defendeu a organização de marchas em municípios, audiências públicas em assembleias legislativas, a fim de chamar atenção para o tema.

“Vamos fazer marchas nesse país contra a misoginia. Não podemos aceitar o ódio contra as mulheres como algo normal, porque a crueldade contra mulheres no país tem aumentado. Precisamos enfrentar esse movimento, porque milhões de pessoas se sentem autorizados a bater e a matar nossas mulheres, inclusive na vida pública, como deputadas, prefeitas e ministras. A maioria das mulheres em cargo público e jornalistas tem sofrido isso todos os dias neste país”, pontuou a ministra.

O encontro, criado pelo Governo Federal por meio do Ministério das Mulheres, reuniu representantes de 256 municípios.

Autor: Angela Bezerra