13 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Costa Rica amplia medidas preventivas para reforçar segurança em instituições de ensino
Apesar de nenhum caso de violência ou tentativa registrado, o Governo de Costa Rica através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) já ampliou as medidas preventivas para reforçar a segurança em instituições de ensino da REME (Rede Municipal de Ensino). A iniciativa conta com apoio das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança).

Conforme o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos, o reforço na segurança acontece tanto dentro quanto ao redor das Escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil). “A iniciativa inicial foi ampliar o conjunto de ações integradas, que visam coibir e prevenir a criminalidade e a violência nas proximidades e no interior das instituições. Todas as unidades escolares contam com porteiro (a) para checar a identificação, câmeras de segurança nas entradas, monitoramento constante feito por servidores nos espaços compartilhados pelas crianças e adolescentes e a presença de policiais do turno direcionados para a patrulha ao redor das áreas escolares”, comentou o gestor.

A secretária municipal de Educação, Maria Almeida, também realizou uma reunião na última terça-feira (11) com diretores das instituições da REME para tratar das medidas de combate às ameaças e ataque em escolas como as que vêm acontecendo pelo país.“O objetivo é garantir a segurança de alunos e profissionais nas instituições. Em resumo, gerar um ambiente cada vez mais seguro para a prática educacional, destacando também a importância do apoio familiar. Os pais ou responsáveis podem e contribuir monitorando a mochila da criança ou adolescente, bem como o uso do celular com jogos ou conteúdo que incentivem a violência”, explicou a secretária.

Outro ponto importante discutido é o combate às notícias falsas sobre supostos ataques às escolas do município que estão ampliando o clima de terror. Ao compartilhar as fakes news, pais, mães e toda a comunidade escolar estão, sem querer, alimentando o sentimento de medo e incentivando o surgimento de novos casos.

Para evitar o chamado “efeito contágio”, que estimula novas ocorrências, o Governo Municipal ressalta a colaboração da sociedade e da imprensa no sentido de informar sem causar pânico. Vale ressaltar que as Forças de Segurança vêm atuando, de maneira conjunta, e as denúncias devem ser encaminhadas para a Polícia Militar através do 190 ou (67) 3247-1299 ou diretamente na Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica.

A agenda de ações para reforço da prevenção prevê, ainda, reuniões com familiares, entre outras ações de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa de combate à violência.

Autor: Angela Bezerra