28 MAR 2023
MULHERES
Roda de conversa discute universo feminino e a violência contra a mulher
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Uma roda de conversa foi realizada para discutir o universo feminino e a violência contra a mulher nesta segunda-feira (27), no bairro Flor do Campo em Costa Rica/MS e contou com participação de mais de 40 pessoas.

No mês de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data que marca a luta e a busca por direitos igualitários para as mulheres ao redor do mundo. Em Costa Rica, as mulheres têm muito a comemorar, mas ainda há muito a ser conquistado.

Para falar sobre o universo feminino, seus direitos, conquistas e violência contra a Mulher, as agentes comunitárias de Saúde que atendem à comunidade, convidaram a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Alves, e a palestrante da 1ª Defensoria Pública de Costa Rica, Katherine Alzira Avellan Neves, para a reunião das famílias do Bairro Flor do Campo.

Márcia Alves destacou a importância da data e das políticas públicas voltadas para as mulheres em Costa Rica. "Temos trabalhado para garantir o acesso das mulheres aos serviços públicos, assim como a realização de campanhas de conscientização e prevenção da violência doméstica", afirmou.

Katherine Alzira Avellan Neves acrescentou que a Defensoria Pública tem um papel fundamental na proteção dos direitos das mulheres. "No Brasil, muitos avanços já foram alcançados em relação aos direitos das mulheres, como a Lei Maria da Penha, que pune a violência doméstica e familiar contra a mulher. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero e o respeito pelos direitos das mulheres. Nosso objetivo nessa reunião é garantir o acesso à justiça e aos direitos previstos em lei, principalmente para as mulheres que sofrem violência doméstica e familiar", disse.

Durante a reunião, algumas mulheres presentes relataram casos de violência doméstica e abuso de poder pelo companheiro ou parentes próximos, sendo obrigadas a mudarem de outras cidades para cá. Foi uma oportunidade para que elas se sentissem ouvidas e acolhidas, além de receberem orientações sobre como buscar ajuda e proteção.

Para a agente de Saúde, Giselda de Jesus Porfiria Rodrigues Anacleto, neste mês da mulher, é importante lembrar que a luta continua. “Precisamos continuar pressionando por mudanças e trabalhando juntas para construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde as mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades que os homens”, pontuou.

Além disso, participaram da roda de conversa agentes e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo Fabiana Mariana, Rosimar Louveira, Dorcéia Santos, Girlene Oliveira, Jucimara Garcia, Crislaine Paes, Max Francisco, Janete Silva e Isabel Roberta Silva, bem como o estagiário Igor Martins.