27 MAR 2023
SAÚDE
Centros de Hemodiálise e Reabilitação de Costa Rica completam um ano com milhares de atendimentos
Há pouco mais de um ano, Costa Rica inaugurava duas importantes obras que tornaram a Saúde municipal referência na região: os Centros de Hemodiálise e Reabilitação Infantil. Na última sexta-feira (24), representantes do Executivo e Legislativo municipal estiveram nos estabelecimentos de saúde para uma celebração ecumênica de um ano de funcionamento.

“São duas das maiores conquistas durante esses dois anos de gestão. Estamos felizes por todo esforço que foi realizado para a entrega destas unidades, que atualmente são responsáveis por milhares de atendimentos. Agradeço imensamente a todos os profissionais que atuam diuturnamente conosco para manter a qualidade da Saúde municipal”, ressaltou o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves.

Somente neste primeiro ano, a Unidade de Nefrologia Andreza Cristina Pereira da Costa realizou quase 3 mil sessões de hemodiálise, atendendo cerca de 40 pacientes de Costa Rica, Paraíso das Águas, Figueirão, Chapadão do Sul e Alto Taquari. O local conta com sete técnicos de enfermagem, duas enfermeiras, um médico Nefrologista, uma recepcionista, um assistente social, um nutricionista e uma psicóloga.

“Faço hemodiálise há treze anos e a vinda do Centro de Hemodiálise para Costa Rica facilitou muito pra mim. O atendimento aqui é muito bom e a equipe muito atenciosa”, avaliou o paciente Joelmir de Lucca, de 33 anos.

Já o Centro de Reabilitação Infantil Juliano da Silva Carvalho, também inaugurado em março de 2022, realiza atualmente cerca mil atendimentos ao mês com avaliações da neuropsicopedagoga. No local são atendidas crianças até 12 anos com autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral e prematuros.

O espaço conta com terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, neuropsicopedagoga, fisioterapeuta, assistente terapêutica e psicóloga.

“Nosso sentimento é de gratidão a todos os profissionais que prestarem um serviço de excelência e cuidam com carinho dos pacientes, tanto no Centro de Hemodiálise, quanto no Centro de Reabilitação Infantil”, aponta o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos.

Além do prefeito, a cerimônia também contou com a presença do vice-prefeito, Roni Cota; dos vereadores Artur Baird, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes cabral, Evaldo Paulino, Waldomiro Bocalan, Biri, Averaldo Barbosa; da presidente da Fundação Hospitalar, Ana Carla Zibetti; da diretora da unidade, Rogéria Eiks; do diretor financeiro Paulo Gabaron; da coordenadora do Centro de Reabilitação Infantil, Márcia Amorim, secretários municipais, profissionais da saúde, bem como do pastor Osmar Gomes e do padre José da Silva.

Autor: Angela Bezerra