20 MAR 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Cinturão Verde mostra a eficiência da produção semi-orgânica da agricultura familiar em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Na última sexta-feira (17), autoridades do Governo de Costa Rica realizaram uma visita aos pequenos produtores rurais que fazem parte do Cinturão Verde. Este projeto é de extrema importância, não só para o produtor, mas também para os demais membros da população pois é um braço forte para a agricultura local e para o abastecimento do mercado consumidor do município.

Durante a visita, foi possível verificar de perto como os produtores conseguem produzir de forma quase que orgânica, sem a utilização de agrotóxicos e com sistemas de irrigação eficientes. Essa produção não só é saudável para quem consome, mas também para o meio ambiente.

O Cinturão Verde é um projeto que visa a implantação de áreas de produção agrícola no entorno da cidade. No caso de Costa Rica, o projeto tem como objetivo principal garantir a produção de alimentos saudáveis e frescos para a população. O projeto foi criado a partir de uma iniciativa do Programa AgroRica e vem sendo desenvolvido desde 2021 com excelentes resultados, agregando renda e gerando empregos.

Diante disso, o prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos destacou a importância do projeto para o município, ressaltando que desde o início de sua gestão, em 2021, tem trabalhado para expandir e melhorar a produção de alimentos na região com incentivos do Programa AgroRica. "O Cinturão Verde tem grande potencial de desenvolvimento, por isso, estamos comprometidos em investir cada vez mais nessa iniciativa que trará benefícios para toda a população", afirmou o prefeito.

Por sua vez, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, enfatizou a necessidade de incentivar a produção de alimentos saudáveis no município e destacou a importância da agricultura familiar nesse processo. "Nosso objetivo é incentivar os pequenos produtores a produzir de forma mais sustentável, valorizando a produção local e contribuindo para a saúde da população", disse o secretário.

É inegável a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável do município de Costa Rica. Com projetos como o Cinturão Verde, é possível incentivar a produção de alimentos saudáveis e frescos, valorizando a produção local e contribuindo para a saúde da população.

Também estiveram presentes na visita, o vice-prefeito Roni Cota, os secretários municipais, de Saúde Jovenaldo Francisco dos Santos e de Governo Rayner Moraes Santos.