02 MAR 2023
Saúde rural: Comunidade da Lage recebe ações do Março Lilás
Abrindo o cronograma de atendimentos médicos deste mês na zona rural de Costa Rica, nesta quarta-feira (1º) a comunidade da Lage recebeu as ações da campanha Março Lilás, mês da conscientização e combate ao câncer de colo de útero.

A iniciativa, que leva a equipe multiprofissional até as comunidades rurais do município, foi acompanhada pelo vice-prefeito, Roni Cota, que ressaltou a importância dos cuidados da saúde do homem e da mulher do campo.

“De olho na saúde do trabalhador no campo que, muitas vezes, têm menos acesso às informações em comparação ao da cidade, o Governo de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e ESF Rural, promove essa ação levando atendimento e disseminando informações sobre os cuidados e as atitudes que devem ter tomadas para evitar doenças”, disse o gestor.

Para a enfermeira Thaiane Morian, a consulta periódica costumam ser um eficaz aliado contra doenças, principalmente em relação à prevenção. “Cuidar da saúde e realizar exames regulares também precisam ser práticas constantes do homem e da mulher do campo. A prevenção sempre custa menos que o tratamento", completa ela.

Durante a ação foram realizados atendimentos médicos, coleta de preventivo, teste rápidos e palestra de saúde bucal. Também participaram da iniciativa o médico Cristiano Cajango; a agente comunitária de saúde, Eliene Silva; a técnica de enfermagem, Amanda Ribeiro; a doutora Maria Eduarda Fonseca Barboza; a auxiliar de saúde bucal Vânia Santos Reinaldo Maia, o motorista Marcos Piter e a colaboradora Iris Paes.

Confira o cronograma para os próximos atendimentos:

08/03- LAGOINHA – Equipe: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde;
15/03- JAURU - Equipe: médico, enfermeiro e técnico de enfermagem e agente de saúde;
21/03– BAÚS - Equipe: médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, agente de saúde, dentista e aux. saúde bucal;
22/03- MORRO ALTO - Equipe: médico, enfermeiro e técnico de enfermagem e agente de saúde;
29/03- CURRALINHO - Equipe: médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, agente de saúde, dentista e aux. saúde bucal.

Autor: Angela Bezerra