23 FEV 2023
Saúde orienta população sobre cuidados para evitar dengue, zika e chikungunya
Para evitar o descuido com a água parada, principalmente no feriado prolongado de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde lançou um alerta orientando a população a reservar pelo menos 15 minutos do dia para limpar a casa, quintais e terrenos a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Para o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, os cuidados precisam continuar, principalmente, em razão das fortes chuvas que atingem o Município. “As pessoas precisam fazer a sua parte. O combate à Dengue é um dever da Prefeitura, mas é uma tarefa de cada cidadão”.

Os Agente de Combate as Endemias têm realizado ações contínuas voltadas ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. O entendimento é de que a população já sabe o que deve fazer na casa, quintal e nos terrenos baldios, mas que sempre há a necessidade de reforçar o lembrete para que não deixem esses cuidados para depois.

Estima-se que cerca de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão nas casas, por isso, a importância de se cuidar de todos os espaços.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Governo Municipal realiza ao longo do ano capacitações com os 14 agentes no exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde para prepara-los para prevenir e combater esses riscos, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma, para detectar possíveis riscos de vetores para eles e a comunidade e repassar instruções aos moradores que fazem acúmulos de água.

Confira as dicas:

• Evite água parada, em qualquer época do ano;
• Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua;
• Guarde pneus em locais cobertos;
• Remova galhos e folhas de calhas;
• Não deixar água acumulada sobre a laje;
• Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas.
• Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.