06 FEV 2023
EDUCAÇÃO
SEMED inicia Jornada Pedagógica 2023 com formações e palestras para servidores da Rede Municipal
Iniciou nesta segunda-feira (6) a Jornada Pedagógica 2023 promovida pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação) com formações e palestras para servidores da Rede Municipal de Ensino de Costa Rica.

O vice-prefeito, Roni Cota, acompanhou a abertura da programação no Salão Paroquial e deu as boas-vindas aos profissionais. “Ser profissional da educação é muito mais do que contribuir para a construção do conhecimento, é participar da formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade. Portanto, aproveito para agradecer o empenho e dedicação de cada profissional em 2022 e dou as boas-vindas aos que atuarão em 2023, que o ano letivo seja de muitas conquistas”, declarou ele.

Com o tema “Criar possibilidades de conhecimento na conjuntura atual”, o evento segue até o dia 15 de fevereiro e contará com convidados como o mestre e doutor em Educação, Fábio Oliveira, o médico psiquiatra, Guilherme Machado, e a advogada e técnica em Agronegócio, Renatta Silva Carrijo.

Para a gestora da pasta, Maria Almeida, a Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo. “O evento consiste em um dos momentos mais importantes do ano letivo, oportunizando reencontros e retomada das ações pedagógicas nas instituições de ensino da Rede Municipal. A jornada é um espaço de diagnóstico, de planejamento, de organização do trabalho pedagógico e de fortalecimento de ações coletivas e colaborativas que refletem os resultados e a identidade da unidade escolar”, completou a secretária.

Confira a programação completa da Jornada Pedagógica 2023 em Costa Rica:

Programação do dia 06/02
Formação - Aprende Brasil
Público - Educação Infantil - Local: Salão Paroquial
 R. Santo Antônio, 228, centro
Público - Ensino Fundamental I e II e Educação Especial - Local: E.M.C.M. Prof. Adenocre A. de Morais.

Programação do dia 07/02
Formação - Aprende Brasil
Público - Educação Infantil,  Ensino Fundamental I e II e Educação Especial - Local: Salão Paroquial

Programação do dia 08/02
Formação - Equipe de Apoio Pedagógico
Público - Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação Especial - Local: E.M.C.M. Prof. Adenocre A. de Morais (Matutino).
Público - Educação Infantil (Professores da Pré-escola) - Local: Salão Paroquial (vespertino).
Público - Educação Infantil (Professores da Creche e auxiliares de desenvolvimento infantil), Ensino Fundamental I e II e Educação Especial - Local: E.M.C.M. Prof. Adenocre A. de Morais (vespertino).

Programação do dia 09/02
Horário: 07 às 11h e das 13 às 17h

Tema: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem Estratégias para Sala de Aula.
Convidado: Fábio dos S. Oliveira (Matutino).

Tema: Inteligência Emocional
Convidado: Guilherme R. Machado (Vespertino).

Tema: Conduta e Legado
Convidado: Renatta S. V. Carrijo (Vespertino).
Público-alvo - Educação Infantil,  Ensino Fundamental I e II, Educação Especial e (Administrativos apenas no período  vespertino)  Local: Salão Paroquial

Programação do dia 10/02
Horário: 07 às 11h
 Reunião Geral
Secretária de Educação -  Maria Aparecida F. de S. Almeida e Prefeito Municipal - Cleverson A. dos Santos .
Público-alvo - Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II,  Educação Especial e Administrativos - Local: Salão Paroquial

Programação do dia 13 e 14/02/2023
Público - Educação Infantil
Local: cada professor na sua instituição.
Programação Especial - 13,14 e 15/02/2023
Formação - União faz a Vida
Público-alvo - E.M. Cotrisa de Baús e CEI. Davina C. de Oliveira.
Local: será divulgado pela direção de cada instituição.

A partir do  dia 15/02
Cada professor na sua instituição de ensino.
 Formação Escola Cívico-Militar
Local: E.M.C.M. Prof. Adenocre A. de Morais
Público-alvo: Todos os professores lotados nesta Instituição de Ensino.

Autor: Angela Bezerra