01 FEV 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
MEIs têm até 31 de maio para entregar Declaração Anual de Faturamento do exercício 2022
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem buscar apoio e orientação na Sala do Empreendedor de Costa Rica para realizar a Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI), referente ano anterior que corresponde à apresentação do faturamento bruto do seu negócio. O processo é obrigatório e deve ser feito até o próximo dia 31 de maio.

Segundo o calendário oficial, o MEI deve preencher a Dasn-Simei indicando o faturamento arrecadado no ano de 2022. Ou seja, tudo que foi apurado com a venda de mercadorias ou na prestação de serviços o MEI é obrigado a declarar. Basta somar todos os valores de venda do ano de 2022. Isso facilitará muito na hora de fazer a declaração.

A Sala do Empreendedor de Costa Rica, vinculada à SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), orienta que o procedimento pode ser realizado com o auxílio gratuito, basta apenas, apresentar o CNPJ e informar o valor total faturado em 2022. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h na Rua Josina Garcia de Melo, 205, Centro.

A declaração deve ser apresentada independente de ter havido ou não faturamento no ano passado.

Caso o MEI não realize a declaração dentro do prazo, ficará impedido de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), que precisa ser pago todo mês. Dessa forma, se não efetuado o pagamento da guia, o MEI ficará inadimplente com a Receita Federal, sujeito ao pagamento de multas e ainda poderá perder seu registro.

A Sala do Empreendedor de Costa Rica está de portas abertas para atender e apoiar todos os microempreendedores costarriquenses. Mais informações, através do telefone (67) 9-9620-5110.