11 JAN 2023
SAÚDE
Saúde de Costa Rica inicia dia 23, a 2ª dose de vacinação de bebês contra covid-19
A partir de 23 de janeiro, o município de Costa Rica começa a aplicar a 2ª dose da Pfizer Baby, a vacina contra Covid-19 que imuniza bebês de 06 meses a crianças menores de 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade. As doses foram recebidas pela Secretaria de Saúde e serão disponibilizadas em todos os pontos de vacinação.

A Pfizer Baby vai ser aplicada por todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Os pais e responsáveis podem procurar as unidades de saúde das 8h às 16h levando o cartão de vacinação, documentos pessoais dos pais e da criança, além do comprovante de vacinação da primeira dose.

Para o secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, sendo capaz de proteger as pessoas contra vírus e bactérias que provocam doenças graves. “As vacinas estimulam a produção de nossas defesas por meio de anticorpos, ensinando o nosso organismo a se defender de forma eficaz e segura. Nos bebês, as defesas imunológicas ainda não estão bem formadas. Desta forma, quanto mais cedo for iniciada a vacinação, mais cedo eles ficarão protegidos”, disse o secretário.

Conforme a coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, a oferta do imunizante Pfizer Baby que é indicada para crianças está condicionada ao número de doses enviadas pelo ministério da Saúde.

Ainda, conforme informou a coordenadora, outras doses de vacinas contra a Covid-19 estarão disponíveis a partir de 23 de janeiro para todos os grupos que ainda não tenham sido imunizados e têm todas as doses previstas, com idade acima de 12 anos. As pessoas de 35 anos ou mais, por exemplo, já podem tomar a 4ª dose, desde que respeitado o intervalo de quatro meses da dose anterior.

Vacinação no período de Férias Coletivas

Neste período das férias coletivas de parte dos servidores da Saúde, estão funcionando as ESFs Vale do Amanhecer e São Francisco, onde têm disponível doses da vacina contra a Covid-19. A faixa etária apta a vacinar é acima de 12 anos de idade, às quartas-feiras até que as demais unidades retornem ao atendimento normal no dia 23 de janeiro. A 4ª dose, também está disponível para as pessoas acima de 35 anos de idade ou mais. O intervalo de uma dose para a outra é também, é de quatro meses.