20 DEZ 2022
FINANÇAS
GABINETE DO PREFEITO
Costa Rica é líder no ranking de gestão fiscal dos municípios do MS e do Brasil
O primeiro ano de gestão do prefeito Cleverson Alves dos Santos e vice-prefeito, Roni Cota, foi coroado de êxito, fez Costa Rica, localizada a 339 km da Capital, ganhar o título de melhor gestão fiscal do Estado de Mato Grosso do Sul e do país no ano de 2021, ocupando o 1º lugar nas duas categorias. A confirmação é do Sistema Firjan (Senai, Sesi, IEL e CIRJ) que divulga anualmente as 100 melhores cidades com gestão financeira no Brasil.

Além de Costa Rica que conquistou o melhor índice do Estado e do Brasil, com 1 ponto (nota máxima do estudo) outros quatro municípios de Mato Grosso do Sul se destacaram em outras posições no levantamento que analisou 5.239 cidades brasileiros. Paraíso das Águas, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Corguinho integram o top 100.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é um estudo publicado anualmente que tem como objetivo analisar as contas públicas municipais e contribuir com o debate sobre a eficiência fiscal da gestão pública. O IFGF é obtido através de quatro fatores: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos das gestões municipais.

De acordo com o prefeito, Cleverson Alves, o IFGF é um índice composto, que leva em consideração diferentes aspectos da gestão fiscal dos municípios. Um alto desempenho no IFGF, portanto, indica que o município dispõe de saúde fiscal, sendo capaz de planejar, gerir e pagar os seus serviços públicos e fazer investimentos.

“O bom desempenho econômico e social do município é resultado de uma administração pública que trabalha em parceria com o Poder Legislativo, sendo comprometida com os anseios populares e governada para todos. Aqui, nós, temos atuando principalmente com o planejamento das ações, o trabalho e a transparência na aplicação dos recursos”, disse o gestor.