30 NOV 2022
SAÚDE
Novembro Azul: Em 2 dias de atendimentos em horário estendido, Saúde realizou mais de 900 consultas
O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Com o objetivo de ampliar as ações de prevenção, o Governo de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, manteve horário estendido das 18 às 21 horas nas Unidades de Saúde nos dias 9 e 23 de novembro e contabilizou 984 consultas médicas.

Segundo o gestor da pasta, Jovenaldo Francisco dos Santos, durante a ação também foram realizados 857 testes rápidos, 221 atendimentos odontológicos, 135 atendimentos psicológicos e de fisioterapia e aplicadas 206 vacinas.

“É um mês voltado especialmente à saúde do homem e estamos muito satisfeitos com as ações desenvolvidas pelos profissionais em todas as Unidades de Saúde, bem como pela adesão da população”, afirmou o secretário.

Novembro Azul
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Autor: Angela Bezerra