08 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Família na Escola e Feira Literária, uma parceria de sucesso na Educação costarriquense
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Desenvolvido pelo Governo Municipal através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), o Projeto Leitura em Ação busca despertar o interesse e o gosto pela leitura no ambiente escolar e familiar, e ainda, fortalecer os vínculos entre escola e família. Os trabalhos e apresentações culturais desenvolvidos dentro do projeto pelos alunos das Escolas Municipais e as crianças dos CEIs (Centros de Educação Infantil) foram apresentados entre o final de outubro e início de novembro em Feiras Literárias inseridas no 4º Encontro da Família na Escola.

Durante as feiras literárias, alunos e crianças também receberam as Sacolas Literárias, compostas por 12 literaturas cada, de acordo com a faixa etária. Com abordagens criativas e prazerosas, desenvolvendo o hábito da leitura e envolvimento dos educandos e seus familiares nas dinâmicas do projeto, a Noite Literária atua de modo que as crianças se constituírem como autores, além de estimular a fantasia, a imaginação e a sensibilidade através das histórias e resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar. A iniciativa ainda estimula a capacidade de concentração, comunicação e expressão desenvolvendo a capacidade crítica de interpretação e interação social.

A secretária de Educação agradeceu o olhar carinhoso do Governo Municipal, destacou a importância da família na Escola e do programa de incentivo à leitura, que fará sair grandes profissionais no futuro, através desse incentivo. “Planos são traçados em prol dessas crianças e nós, como gestores, temos o dever de estabelecer metas com excelência para atingir o seu aprendizado. Encerro minhas palavras parafraseando o pensador Anderson Martins que diz: a família educa, a escola ensina, mas só a vida é capaz de testar o aprendizado na prática”, concluí a gestora.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância da leitura e da educação para todos, enaltecendo objetivos básicos como garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho. São pilares que norteiam a nossa vida, desde a tenra idade até a adulta.

A estudante Maria Fernanda, de 10 anos, que estuda no 4º ano, enalteceu o Leitura em Ação, “eu melhorei bastante na leitura, tenho mais vontade de ir para a escola, antes eu não tinha essa vontade. O meu mundo mudou para melhor”, argumentou.

Fernanda Marques Garcia Dias do Restaurante do Alemão na região da Baús, mãe da Maria Fernanda e do Davi Augustin (4 anos), foi bem importante, por que, eu notei bastante diferença na minha filha, hoje ela estuda mais, questiona mais, tem mais curiosidade. Passa mais tempo na escola, para mim foi uma ótima oportunidade para eles aqui. O Davi ficou totalmente empolgado com as historinhas dos livros e mais centrado na escola.

O Projeto Leitura em Ação foi realizado em todas as Unidades Escolares e Ceis (Centros de Educação Infantil), além de histórias em quadrinhos, encontros para destacar autores, contação de histórias, atividades e oficinas artísticas, o evento tem ainda a Programação Educativa — Família na Escola e Feiras Literária, que incentiva a adoção da prática social da leitura e da escrita nos ambientes familiar e escolar.