02 SET 2022
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
1ª Corrida de Kart de Costa Rica acontece dias 10 e 11 no Centro de Eventos Ramez Tebet
Fotos: Divulgação SEMTMA
Além da adrenalina com a alta velocidade, a 1ª Corrida Oficial de Kart de Costa Rica que acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Eventos Ramez Tebet, vai atrair pessoas de diferentes idades e proporcionar muita diversão para o povo costarriquense. Nos dois dias de evento haverá praça de alimentação.

A 1ª Corrida de kart é uma realização do Governo Municipal, por meio da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) com apoio da Câmara de Vereadores e outros parceiros.

De acordo com o presidente da ACKCR (Associação Clube de Kart de Costa Rica), Gilberto Martins de Morais, o Betinho, há expectativa de participação de 50 pilotos, sendo alguns da cidade e outros convidados de Birigui/SP, Campo Grande, Itaquirai e Ponta Porã/MS. Na abertura o piloto Renan Teixeira estará realizando manobras radicais. Os pilotos vencedores serão premiados.

A largura da pista é de 10 metros com exceção da reta da partida, onde atinge metragem menor. A extensão total é de 400 metros. Com retas e curvas de ângulos bastante variados, que assinalam um pormenor importante, para a corrida de Karts ser emocionante e combatida.

As categorias presentes nesta prova serão: Cadete – pilotos residentes; Cadete Júnior – pilotos acima de 10 anos de idade e no máximo 16 anos; F4 – Feminino Força Livre – pilotos residentes; F4 “A” – Força Livre – pilotos residentes; F4 “B” – Força Livre – pilotos residentes em Costa Rica; Convidados, caracterizados como convidados os pilotos de outros municípios com motores F4 “força livre” e/ou 2T, ou ainda, pilotos de Costa Rica que queiram competir também nessa categoria.

Poderão participar pilotos de kart que atendam às exigências do regulamento do evento (informações sobre regulamento diretamente com presidente através dos telefones 67 99655-1200 ou Tamires 67 99957-4778).

Curiosidade

Alguns adjetivos têm sido utilizados para qualificar o Kart: carro leve e potente, veloz e barato, baixinho e barulhento.

O carrinho oferece sensações estranhas a quem o dirige. Se o Kart vai a uns 40 quilômetros por hora, o motorista está crente que vai a uns 80. Não há uma fórmula matemática para explicar o fenômeno, talvez proveniente da falta de carenagens ou do fato de estar o piloto muito próximo ao chão ou ainda do zumbido excessivo. É uma impressão falsa e esquisita, que se tornou um motivo interessante para quem pratica o esporte.

Campeões mundiais como Senna e Piquet começaram no Kart e outros grandes pilotos ainda andam, como é o caso do Rubens Barrichello que compete até hoje e Felipe Massa, que é hoje o presidente do Conselho Mundial de Kart da FIA.

Confira a programação:

Sábado (10/9) – Início dos treinos livres
8h30min às 09h – Cadete
9h às 9h30mim – Cadete Júnior
9h30 às 10h – Feminino F4 “força livre”
10h às 11h – F4 A e B “força livre”
11h às 11h30min – Convidados
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
13h – Briefing com todas as categorias
13h30 – Tomada de Tempo Cadete
13h40 – Início da prova Cadete
14h10 – Tomada de Tempo Cadete Júnior