11 AGO 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Costa Rica assina Acordo de Cooperação Técnica com a Conafer para melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Município de Costa Rica por intermédio da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) e a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil), vai possibilitar a participação de pequenos e médios produtores rurais no Programa Mais Pecuária Brasil. O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), por videoconferência com mais de 1000 municípios brasileiros que estão inseridos no Programa.

A assinatura disponibiliza ao produtor rural do município, a participação no programa, que proporciona aprimoramento de ações que conferem o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte. Em Costa Rica, o Programa será coordenado pela subsecretária, Suelen Guimarães Furquim.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, a previsão é inseminar 2.400 vacas em um ano, com possível prorrogação, conforme o plano de trabalho que está sendo realizado com vacas leiteiras, de corte e touros de Alta Genética.

“O Acordo, que teve início no mês passado, tem validade até julho de 2023 e irá beneficiar aqueles que trabalham com a atividade leiteira e de corte que desejam investir em genética animal”, afirma o secretário de Agricultura, Fernando Barbosa Martins.

O produtor que assinar o termo de adesão do acordo, será beneficiado com o material genético para Inseminação Artificial durante um ano, sem taxa para Conafer, independentemente da quantidade de doses ou de material hormonal.

Podem participar do Programa Mais Pecuária, os produtores que possuem até 4 módulos fiscais, independentemente da quantidade de animais.

Mais informações na Secretaria de Agricultura, através do telefone (67) 327-7080.