21 JUL 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Palestra discute municipalização, gestão, sinalização e outros aspectos do trânsito em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Com a participação da presidente do Cetran/MS (Conselho Estadual de Trânsito), Regina Maria Duarte, procurador jurídico do Detran/MS e conselheiro do Cetran/MS, Alandnir Cabral da Rocha, conselheiro do Cetran e representante da Polícia Militar de MS, coronel Marcelo Cansanção, vereadores e pessoas envolvidas diretamente, a equipe do órgão máximo do trânsito no Estado orientou pedestres e condutores, nesta quarta-feira (20), no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) com palestra sobre municipalização, gestão, sinalização e outros aspectos do trânsito em Costa Rica.

Além de tratar sobre conscientização no tráfego de pessoas e motoristas em ruas, avenidas, rodovias e ciclovias; comportamentos seguros no trânsito e uso correto de dispositivos de segurança, como cinto de segurança e cadeirinha, além da travessia na faixa de pedestres, a equipe envolveu a todos com o compromisso de reduzir os números dos acidentes no trânsito local.

A palestra ministrada em Costa Rica pelo Conselho Estadual de Trânsito teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e solidárias, visando a melhoria das condições de circulação no trânsito e da qualidade de vida de condutores e pedestres. “Trânsito seguro é compromisso de cidadania para todos”, argumentou o diretor do Demutran, Valdeir Antonio Pimenta.

De acordo com a presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte, a visita à Costa Rica teve como pauta, conhecer o trabalho do órgão executivo, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) no desenvolvimento da coordenação de educação para o transito, fiscalizar, ver in loco como as parcerias que estão sendo feitas. Estiveram reunidos com a Câmara de Vereadores, a qual parabenizou-a pela legislação que Costa Rica tem em relação ao trânsito, fator importante para acontecer a gestão de trânsito. Além de atualizar e orientar, contribuindo, assim, para a qualificação das autoridades de trânsito e seus agentes.

“Convidamos toda sociedade organizada, transportadores, motociclistas, pessoas ligadas à área de trânsito, políticos e pedestres, para mostrar, o que podemos melhorar para reorganizar a questão do transito na cidade. Falamos da necessidade de melhorar as calçadas do passeio público, que é a via do pedestre. O resultado que queremos, é melhorar cada vez mais, a qualidade do ir e vir do transitar nas vias urbanas para o bem-estar do cidadão costarriquense”, pontua a presidente do Cetran/MS.

“O nosso encontro foi muito produtivo, conhecemos a realidade de Costa Rica e trouxemos informações pertinentes de suma importância para todos. Debatemos vários aspectos do transito local, agradecemos ao diretor Pimenta e sua equipe, são parceiros no Demutran de Costa Rica. Foi uma tarde especial que começou às 13h30min e se estendeu até às 17h. Abordamos legislação, transporte, transporte coletivo, urbano, demos uma resposta certa e correta para esclarecimento do público presente. Orientamos o município onde se pode buscar os recursos em Brasília para o trânsito. O Cetran coordena todos os outros órgãos do sistema, antes MS tinha 14 órgãos de transito e atualmente conta com 71 municípios”.

“Conhecemos o planejamento para 2022, elogiamos a iniciativa do município. Falamos que existe um número muito grande de acidentes para uma cidade ordeira como é Costa Rica. Apresentamos proposições para redução da velocidade, falamos da necessidades dos condutores de dirigir sem fazer o uso de bebidas alcoólicas, de motos em alta velocidade, e de se ter um novo olhar sobre o trânsito, deixar as calçadas livres para os idosos, para as pessoas com deficiência. Deixamos várias sugestões e em breve estaremos de volta para ver o resultado. Vocês serão os multiplicadores dessa palestra”, enalteceu Regina Maria.

Representando o Poder Legislativo, o vereador vice-presidente da casa, Ailton Martins de Amorim, ressaltou que a questão do transito, não é só em Costa Rica, mas em todo o Brasil, é preocupante. “A gente vê números de acidentes, atropelamentos. Muitas das vezes, não basta só equipar, sinalizar, falta conscientização. A palestra serviu para conscientizar, advertir as pessoas, esclarecer da importância da segurança no transito, e não é diferente aqui em Costa Rica. O Legislativo está à disposição. Estamos de portas abertas para legislar sobre o transito municipal, leis eu acho que existem bastante, o que falta é executar as que já existem”, argumentou o parlamentar.

Na oportunidade estiveram presentes, além da equipe do órgão máximo do trânsito no Estado, diretores de outros municípios, os vereadores Averaldo Barbosa da Costa, Alecksander da Silva Pimenta e Rosangela Marçal Paes;  o gerente executivo do DETRAN/MS (Departamento Estadual de Trânsito) em Costa Rica, Limiro Paulino Neto; o coordenador de Educação para o Trânsito de Costa Rica, Rubens Pereira Lima; diretores, motoristas e colaboradores de escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino), equipe da Secretaria Municipal de Saúde; motoristas da Expresso Nepomuceno, entre outros.